Caraíva, um paraíso em meio ao litoral baiano

Caraíva é uma pequena vila localizada no litoral sul do estado da Bahia, situada a 62 km de Porto Seguro e a 36 km da charmosa Trancoso. Com uma população de aproximadamente mil habitantes, o vilarejo se tornou nos últimos tempos, um dos maiores destinos litorâneos do estado; seja por sua tranquilidade, pela paz, ou simplesmente pelas belíssimas paisagens que o turista pode encontrar por lá.

Além das belíssimas praias de águas azuis, por lá, o visitante tem a oportunidade de conhecer um pouco mais de uma vila de pescadores, seu cotidiano e um pouco de sua cultura. Mas, não pense que é só isso não! A culinária baiana também é muito forte por lá, regada a muito azeite de dendê, pimenta; e obviamente, ir até Caraíva é poder desfrutar de muitos deliciosos frutos do mar.

Caraíva (foto: https://www.melhoresdestinos.com.br/caraiva-bahia.html)

Contudo, algumas informações devem ser repassadas a quem decide ir conhecer esse vilarejo: além das ruas em terra, o sinal de celular quase não pega por lá; e são raros os locais que possuem Wi-Fi. Desse modo, muitos dos estabelecimentos e passeios não aceitam cartão de crédito ou débito, de modo que o pagamento é feito preferencialmente em dinheiro, o qual deve ser retirado em um banco próximo, visto que não há caixas eletrônicos por lá. Sendo assim, se rusticidade e sossego são o que você procura, não irá se arrepender.

Que tal conferir algumas das principais atrações dessa bela vila, e programar seu roteiro? Dê só uma olhada no que preparamos para você!

Como chegar?

Caso o visitante opte por ir de avião, o aeroporto mais próximo de lá é o de Porto Seguro, situado a cerca de 70 km de Caraíva. Já para quem vem da capital baiana, Salvador, são cerca de 756 km a serem percorridos pela BR-101. E para quem parte de Ilhéus, o melhor trajeto se dá também pela BR-101, em um percurso de 357 km.

Mas lembre-se: para chegar em Caraíva, é necessário atravessar um pequeno rio; de modo que os carros não entram no vilarejo, e o deslocamento é feito preferencialmente a pé.

O que fazer em Caraíva – BA?

  • Passear pelo centro – caso você esteja à procura de um lugar bem rústico, saiba que o centro da vila é o local certo para você. Com ruas ainda em areia, e ausência de iluminação pública; o centrinho conta com diversas lojinhas de artesanato local, mercados, e boas opções gastronômicas para se deliciar com a comida baiana. Ah, e claro que não pode faltar uma foto na casinha mais famosa da vila!
Centro de Caraíva (foto: https://www.melhoresdestinos.com.br/caraiva-bahia.html)
  • Conhecer a Praia do Espelho – situada entre Caraíva e Trancoso, está uma das praias mais bonitas do Brasil. A praia do Espelho é cercada por falésias, além de contar com piscinas naturais de águas muito transparentes; formando uma paisagem realmente estonteante. E, se você resolver conhecer essa praia, visite a Praia dos Amores, que pode ser acessada por uma faixa de terra quando a maré está baixa, e que, com certeza, não irá te desapontar. Ah, e há uma boa infraestrutura de restaurantes por lá.
Praia do Espelho (foto: https://magazine.zarpo.com.br/curta-um-verao-perfeito-em-meio-as-belezas-de-caraiva/)
  • Assistir o pôr-do-sol na beira do rio – por estar localizada não apenas à beira mar, mas também às margens do rio que leva o nome da vila; um dos espetáculos mais indicados é assistir ao pôr-do-sol no rio Caraíva após um dia de praia.
Pôr-do-sol (foto: https://deixaeuviajar.com.br/caraiva)
  • Se refrescar na Praia da Barra – considerada uma das melhores praias do litoral brasileiro, esse é o ponto de encontro entre o rio e o oceano Atlântico. É uma praia simples, mas com quiosques dos pescadores locais, cadeiras de madeira para quem busca tranquilidade, e um pôr-do-sol inesquecível, que rende belíssimas fotos.
  • Visitar a Praia de Caraíva – uma das praias ideais para quem busca tranquilidade, ela é a continuação da Praia da Barra, e em alguns locais, é praticamente deserta. Mas por lá o visitante também irá encontrar boas opções culinárias, e bons drinks para consumir enquanto admira a bela paisagem da região.
Caraíva (foto: https://www.viajenaviagem.com/destino/caraiva/o-que-fazer-caraiva/)
  • Passear na Ponta de Corumbau – um outro passeio que vale a pena é alugar um buggy e ir até essa praia tranquila, de águas azuis e poucas ondas; que forma um cenário paradisíaco em contraste com as canoas e pequenas embarcações que existem por lá. Não deixe de fora do seu roteiro.
Ponta de Corumbau (foto: https://www.minutoseguros.com.br/blog/ponta-de-corumbau-maravilhosa-praia-da-bahia/)

Pousadas em Caraíva

O pequeno vilarejo dispõe de boa infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.