Petrópolis, cidade fluminense conhecida como a Cidade Imperial

Petrópolis é uma cidade da região serrana do Rio de Janeiro, também conhecida como Cidade Imperial, ou a Cidade de Pedro; pois era lá que o Imperador passava os verões, com sua família, uma vez que a cidade possuía um clima mais ameno em comparação com o calor exorbitante do Rio.

A bela cidade de Petrópolis é emoldurada pela Mata Atlântica e envolvida pela arte, música, dança, cultura e tradição; em parte herança dos colonos germânicos e imigrantes portugueses, italianos e franceses, dentre outros. Além disso, para os amantes da história, o município é uma verdadeira aula, repleta de museus que contam não somente a história da cidade, mas sua importância na história do nosso país.

Petrópolis RJ (Foto: //www.pousadamonteimperial.com.br/centro-historico?lightbox=dataItem-ivvbdq5n5)
Museu Imperial Petrópolis RJ (Foto: //www.pousadamonteimperial.com.br/centro-historico?lightbox=dataItem-ivvbdq5n5)

Como chegar e como se locomover?

Uma opção bem legal para quem vem de locais mais distantes é pousar no Rio de Janeiro, que está a cerca de 60 km de Petrópolis, e subir a serra pela BR-040. Mas lembre-se: a serra, embora seja extremamente bela, também requer muita atenção no volante!

E se você vem da região das Minas Gerais, o aeroporto mais próximo é o Itamar Franco, nas redondezas de Juiz de Fora, que se localiza um pouco mais distante, a cerca de 180 km da Cidade Imperial.

Mas, em ambos os casos, é possível alugar carro, ou até mesmo pegar um ônibus que parte da capital fluminense. E, para andar dentro da cidade, é bem tranquilo, uma vez que diversas atrações são bem próximas, e permitem ao visitante ir a pé; além de existir a opção de ir de táxi ou de Uber para aquelas atrações um pouco mais distantes.

Palácio de Cristal (foto: Wikipedia – https://bit.ly/3umqpy0)

O que fazer em Petrópolis – RJ?

A bela cidade oferece variadas opções de entretenimento para seus visitantes, e um calendário de eventos repleto de atrações para atender aos turistas que passam por lá todos os anos. Mas, afinal, o que fazer na Cidade Imperial?

  • Visitar o Museu Imperial, que era o Palácio de D.Pedro II e transformou-se em museu, com rico acervo da época imperial. Além de ser uma verdadeira viagem na história, retratando um importante momento histórico brasileiro, o local é lindo, e rende belíssimas fotos no seu exterior. Endereço: R. da Imperatriz, 220 – Centro. Horário de funcionamento: todos os dias, com exceção de domingo e segunda, das 10 às 17 horas.
  • Se aventurar no Ecoturismo, pois a cidade abriga paisagens deslumbrantes, que estão inseridas na primeira APA (Área de Proteção Ambiental) criada no País; que integra o Parque Nacional da Serra Órgãos e possui dois grandes parques urbanos, o Parque Cremerie e o Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava, além de inúmeras praças e jardins. Desse modo, se você viaja com crianças, é uma excelente opção para ter um maior contato com a natureza.
Parques de Petrópolis (foto: Sou Petrópolis – https://bit.ly/3rm8aqp)
  • Passear pela Rua Santa Teresa, conhecida como o maior shopping a céu aberto do Brasil; que oferece o que há de melhor em roupas e acessórios de moda. No Bingen, há malharias, móveis e tecidos para estofados, produzidos por fábricas tradicionais da cidade, sempre com altíssima qualidade. Não deixe de conhecer!
  • Visitar a Catedral São Pedro de Alcântara, construída no belo estilo neogótico francês. Ela abriga também a Capela Imperial e restos mortais de Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina, Conde d’Eu e Princesa Isabel; que foram importantes figuras para a história do Brasil.
Catedral São Pedro de Alcântara (foto: Wania Corredo/MTur)
  • Conhecer o Palácio de Cristal, que foi construído na França em estrutura pré-moldada de ferro fundido, e inaugurado em 1884 para abrigar exposições de produtos agrícolas da região. Atualmente, recebe visitantes de todo o país em diversas exposições e eventos que ocorrem por lá.
  • Visitar o Museu Casa de Santos Dumont, charmosa residência de verão do pai da aviação, que também conta com o Relógio de Flores; construído em 1972; em comemoração aos 150 anos da independência brasileira. Vale muito a pena dar uma passadinha por lá.
Relógio das Flores (foto: Prefeitura Municipal de Petrópolis)
  • Tirar uma foto no Palácio Quitandinha, que originalmente foi projetado para ser o maior cassino hotel da América do Sul. Possui salões em estilo hollywoodiano da década de 40, que estão abertos a visitação e chamam atenção pela beleza e imponência. Ah, e em frente ao palácio, há áreas verdes onde se pode fazer uma deliciosa caminhada.
Palácio Quitandinha (foto: Pixabay)
  • Conhecer o Museu Casa do Colono, construído em 1847, com paredes de pau-a-pique, que pertenceu à família do colono germânico Johan Gottlieb Kaiser; que era um ex-militar do exército brasileiro.

Dicas de Hotéis Petrópolis – RJ

A cidade possui boas dicas de hotéis para seus visitantes aproveitarem da pitoresca cidade, suas belezas, vegetações e a capacidade de voltar no tempo e curtir um pouco da história brasileira; além de sua rica gastronomia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.