Museu Imperial Petrópolis RJ bela atração histórica

Natal Imperial Petrópolis 2017 (http://arturricardo-historiador.blogspot.com.br/2015/04/museu-imperial-em-petropolis-no-rio-de.html)
Natal Imperial Petrópolis 2017(http://arturricardo-historiador.blogspot.com.br/2015/04/museu-imperial-em-petropolis-no-rio-de.html)

O Museu Imperial de  Petrópolis RJ, conhecido como Palácio Imperial, é uma das atrações mais tradicionais da bela Cidade Imperial, que é repleta de alternativas de passeios e bela natureza que a rodeia.

De acordo com a AVH, as origens do palácio remontam à passagem de Dom Pedro I pela região da Serra Fluminense, a caminho das Minas Gerais. Ao hospedar-se na fazenda do Padre Correia, ficou encantado com a paisagem e clima ameno, e demonstrou interesse em comprá-la. Com a negativa do proprietário, o Imperador adquiriu  outro lote de terra, a Fazenda do Córrego Seco, na qual pretendia levantar um palácio de verão, plano que não chegou a concretizar.

O Palácio foi erguido por Pedro II, entre 1845 e 1862, obra de estilo neoclássico, que estava embutida em um grande projeto urbanístico; que envolvia a construção de toda uma cidade em seu entorno, Petrópolis; além da colonização de toda a área, então quase desabitada.

Museu Imperial Petrópolis RJ

Ele foi o refúgio da família imperial durante os verões brasileiros. A oportunidade de andar pelos salões do palácio é como transportar-se para dentro de um livro de história. Tudo parece intacto, como se Dom Pedro II e sua família ainda frequentassem o local.

O que fazer no Museu Imperial?

Nele há diversas atrações e relíquias históricas tais como:

-Um dos tronos usados por Dom Pedro II está na Sala de Estado; que oferece a sensação de que o imperador pode entrar ali a qualquer momento;

Relíquias como móveis, joias e documentos do Segundo Reinado (1840/1889);

-Carruagens e a locomotiva que fazia o trajeto Rio de Janeiro-Juiz de Fora pela Estrada de Ferro Mauá;

-O jardim que valoriza ainda mais a bela construção neoclássica;

-Na sala das joias, há o cetro feito para a sagração de D. Pedro I, com a coroa de brilhantes e pérolas de D. Pedro II; ou com a pena de ouro e rubis usada pela Princesa Izabel para assinar a abolição da escravatura.

Atração Teatral Permanente

O espetáculo Som e Luz conta a história de Dom Pedro II, acontece o ano todo, de quinta a sábado, às 20h; e o Sarau Imperial que é uma dramatização de 45 minutos, simula uma conversa entre a Princesa Isabel e seus amigos, entre músicas e poesias, sextas e sábados às 18h30.

Onde fica o Museu Imperial?

O Museu Imperial está situado na Rua da Imperatriz, nº 220, Centro da bela cidade.

Visitações

-Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h;
-Bilheteria: de terça a domingo, das 11h às 17h30;
-Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h;
-Atendimento nos setores técnicos: de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30, e na parte da manhã, mediante agendamento prévio.

Há cobrança de ingresso na portaria, mas as taxas variam, por isso não foram colocadas neste post.

Dicas de Hotéis em Petrópolis RJ

A cidade possui excelente infraestrutura hoteleira para seus visitantes aproveitarem da bela cidade e sua vegetação, além das inúmeras alternativas de passeios e ótimos restaurantes. Excelente opção para família com crianças para conhecer um pouco da história.

Petrópolis RJ (Foto: http://www.pousadamonteimperial.com.br/centro-historico?lightbox=dataItem-ivvbdq5n5)
Petrópolis RJ (Foto: http://www.pousadamonteimperial.com.br/centro-historico?lightbox=dataItem-ivvbdq5n5)
Museu Imperial Petrópolis RJ (http://arturricardo-historiador.blogspot.com.br/2015/04/museu-imperial-em-petropolis-no-rio-de.html)
Museu Imperial Petrópolis RJ (http://arturricardo-historiador.blogspot.com.br/2015/04/museu-imperial-em-petropolis-no-rio-de.html)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.