Porto Alegre, capital gaúcha que respira história e cultura

Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul, fundada em 1772, que atualmente se destaca como uma das cidades mais cosmopolitas do Brasil. Banhada pelo lago Guaíba e situada na região Sul, possui clima extremamente quente nos meses de verão, ao passo que as temperaturas caem bastante no período de inverno, sendo ideal para atender a diversos tipos de turistas.

Vista panorâmica Porto Alegre (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

A cidade dispõe de atrações que mesclam a antiguidade e a modernidade, além de possuir diversas paisagens que encantam. Vale ressaltar as variadas opções gastronômicas, como churrascarias, pubs, pizzarias e diversas casas que além de comida, oferecem shows de danças gaúchas.

O que fazer em Porto Alegre?

  • Orla do Lago Guaíba – ideal para quem gosta de um refúgio do movimento da capital, a orla é o lugar perfeito para quem busca fazer passeios de bicicletas, as quais podem ser alugadas na Fundação Iberê Camargo e no Bike Poa, caminhadas e renovar as energias. Ela abriga também o Estádio Beira Rio, sede do time Internacional, o qual pode ser visitado em alguns horários.

    Lago Guaíba (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Centro Histórico – a cidade, por ter suas origens no século XVIII, apresenta inúmeras construções cuja arquitetura remonta a esse século, como a Catedral Metropolitana, o Teatro São Pedro, a Usina do Gasômetro… O ideal é reservar um dia para fazer esse passeio a pé, uma vez que é uma área bastante movimentada e com diversas atrações.
  • Mercado Público – uma dica: para conhecer uma cidade a fundo, o ideal é visitar seu mercado público. Nessa cidade não é diferente: seu mercado é repleto de frutas, mas principalmente de produtos típicos do estado, como diversos tipos de erva-mate, charque… Lá também abriga alguns restaurantes que servem diferentes tipos de comidas.
  • Casa de Cultura Mário Quintana – originalmente funcionava como um hotel, do qual atualmente só sobra o quarto onde dormia o poeta e alguns de seus pertences. Há ainda bibliotecas, jardins e, no último andar, um café com vista privilegiada para o Lago Guaíba. Vale a visita.
  • Museu Iberê Camargo – o local abriga diversas obras do artista que dá nome ao prédio, sendo este projetado no estilo contemporâneo que chama a atenção por suas formas. Ideal para os amantes das artes e da arquitetura, e para quem gostaria de tomar um café admirando o pôr do sol no Lago Guaíba.

    Centro Histórico Porto Alegre (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)
  • Feira do Brique – localizada no Parque Farroupilha, a Feira traz inúmeros artigos de artesanatos. Além disso, o próprio parque já é uma atração a ser visitada, uma vez que chama a atenção por suas árvores rosadas que colorem o chão na primavera. Vale ressaltar que Porto Alegre é uma das capitais mais arborizadas, o que além de deixar a cidade mais verde, contribui para o aumento da qualidade de vida.
  • Passeio no Cisne Branco – embarcação que realiza passeios pelo lago Guaíba desde 1978, é ideal para aqueles que buscam conhecer POA mais a fundo e suas ilhas, uma vez que é considerado um Espaço Cultural Flutuante.
  • Museu de Ciências e Tecnologia da PUC – local ideal para todas as idades, principalmente crianças. O museu conta com espaços interativos que permitem ao visitante participar de diversos experimentos divertidos. Vale a pena conferir.

    Catedral Metropolitana Porto Alegre (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)
  • Usina do Gasômetro – atualmente fechada para reformas, localiza-se às margens do lago Guaíba. Local ideal para admirar o pôr do Sol, além de ser um local com área cultural onde se pode fazer caminhadas. O passeio de bicicleta tem como um dos destinos essa usina.
  • Caminhos Rurais – uma informação bastante surpreendente é a de que Porto Alegre é uma cidade em que a Zona Rural compreende cerca de 30% do município e um total de 11 bairros. Com isso, houve a união de diversas comunidades que buscavam explorar o eco e o agroturismo dessa região.
  • Arena Grêmio e Arena Beira Rio – ideais para os amantes de futebol, ambas as arenas podem ser visitadas. Lá dentro, é possível visitar não só arquibancadas, mas também área dos camarotes, vestiários, além dos gramados e da área técnica. Vale a visita, mesmo se o visitante não for gremista ou colorado.

    Teatro São Pedro (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)
  • Moinhos de Vento – é um dos bairros mais valorizados de Porto Alegre, o qual conta com áreas verdes, shoppings e ruas repletas de lojas para aqueles que gostam das compras e de ótimas opções gastronômicas. Vale ressaltar ainda que há o Parque Moinhos de Vento, que dispõe de um lago artificial onde há uma réplica de um moinho açoriano, ideal para admirar a natureza.

Hotéis em Porto Alegre

A cidade dispõe de excelente infraestrutura hoteleira para atender seus inúmeros visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.