Santana do Cariri, cidade de grande importância na paleontologia

Museu de Paleontologia Santana do Cariri (Foto: https://www.museudepaleontologiaplacidocidadenuvens.com/)

Localizada no sul do estado do Ceará, a pequena Santana do Cariri não está no roteiro da imensa maioria dos pacotes turísticos ofertados pelas empresas do setor. E, provavelmente, você, leitor, está lendo esta postagem atraído pelo título, que destaca a cidade como importante ponto de estudo em paleontologia.

Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens (Fonte: http://geoparkararipe.urca.br)

E, não se assuste! É isso mesmo! Santana do Cariri está bem aos pés da Chapada do Araripe, onde está um dos mais importantes sítios paleontológicos do Brasil no que se refere a dinossauros e diversos outros organismos.

Conheça a cidade

Na pequena cidade, encontra-se o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, fundado em 1985, pertencente à Universidade Regional do Cariri (URCA). O Museu apresenta um belo acervo como troncos petrificados (processo de silicificação); impressões de samambaias, pinheiros e plantas com frutos; moluscos; artrópodes diversos; peixes (inclusive tubarões e raias); anfíbios; répteis (lagartos, pterossauros, dinossauros, lagartos, tartarugas…), todos obtidos das Formações Missão Velha e Santana, da Bacia do Araripe.
A visita ao Museu pode ser agendada por telefone (88 – 3545 – 1206) ou por e-mail ([email protected]). Vale muito a pena!

Bem perto dali, no sítio Canabrava, encontra-se o Geossítio Parque dos Pterossauros. Também pertencente à Universidade Regional do Cariri (URCA), tem enorme importância paleontológica, uma vez que é um dos principais sítios de achados de fósseis de todo o Nordeste. Aberto à visitação, é um local de escavações realizadas por especialistas de todo o Brasil.

Parque dos pterossauros (Fonte: https://www.santanadocariri.ce.gov.br)

A cerca de 4 Km do centro da cidade, encontra-se o Pontal de Santa Cruz. Um gigante bloco de arenito, em cuja ponta, voltada para a cidade encontra-se uma graciosa capela e um cruzeiro à beira do precipício.
Pode-se chegar até lá de carro, mas, para quem não dispensa uma caminhada, há uma trilha muito bem equipada em meio à vegetação nativa.
No Pontal também há um restaurante, onde o turista pode apreciar a culinária cearense. Ah…. e, nos fins de tarde, o local é ideal para ver um lindo pôr-do-sol. Além disso, a vista que se tem lá do alto é muito bonita.

O que fazer em Santana do Cariri?

E para quem acha que acabou…. a cidadezinha revela mais surpresas. Como outros atrativos, podemos citar:

  • Vale do Buriti – vale situado dentro da APA da Chapada do Araripe, com muitas nascentes e piscinas naturais
    Pontal de Santa Cruz
    (Foto: http://geoparkararipe.urca.br)

    . O local é bastante procurado por quem gosta de esportes de aventura, uma vez que possui um grande paredão para prática do rapel.

  • Vila Medieval Brugges – formada por réplica de prédios históricos da Europa e jardins renascentistas, sendo 7 países europeus representados: Alemanha, Áustria, Espanha, Franca, Inglaterra, República Tcheca e Suíça. A encantadora vila situa-se no distrito de Araponga, a 13 Km do centro.
  • Santuário da Menina Benigna – espaço de fé, no bairro de Inhumas. Uma história triste… uma adolescente de 13 anos  que é brutalmente assassinada ao defender sua honra.
  • Igreja Matriz de Sant’Ana – de 1911, construída em estilo neoclássico com traços do Barroco Rococó. No mês de julho, todos os anos, há uma enorme festa em homenagem à padroeira.
Igreja Matriz de Sant’Ana
(Fonte: https://www.santanadocariri.ce.gov.br)

Hospedagem em Santana do Cariri

  • Pousada Recanto do Vale (endereço no Facebook: https://www.facebook.com/Pousada-Recanto-do-vale-934557489996913/)
    Telefone: (88) 99703-9900
  • Hostel e Pousada Santana – R. Ulisses Coelho, 132 – TEL.: (88) 99785-8367

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.