Cunha, aconchegante cidade serrana do estado de São Paulo

Cunha (foto: https://saopaulosemmesmice.com.br/lavandario-cunha-sp/)

Cunha é uma cidade paulista localizada a 116 km da litorânea Ubatuba e a apenas 46 km da tradicional cidade histórica de Paraty, no Rio de Janeiro. Situada entre as serras do Mar, da Bocaina e da Quebra-cangalha, Cunha está a 1100 metros de altitude, e possui clima bem ameno, sendo um dos principais destinos de inverno do estado de São Paulo, assim como a charmosa Campos do Jordão.

Com aproximadamente 22 mil habitantes, a cidade das cerâmicas destaca-se por ser um destino ideal para os amantes do ecoturismo, uma vez que há grandes áreas verdes na região, assim como trilhas e cachoeiras; além disso, chama a atenção pelo artesanato local e pelas festas religiosas e tradicionais da cidade, que exaltam a cultura local rural.

Pedra da Macela (foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pedra_da_Macela_1.jpg)

O que fazer em Cunha?

  • Conhecer os Campos de Lavanda – um dos mais belos cartões postais da cidade são os campos de lavanda inspirados em Provence, localizado ao sul do território francês. Em Cunha, há dois campos: o Lavandário e o Contemplário. Ambos são um espetáculo lilás da natureza, onde é possível ter um contato com essas belas plantas, além de poder sentir paz e tirar belas fotos, principalmente ao pôr do Sol.
  • Cachoeira do Pimenta – em razão do relevo de altitude e da localização privilegiada em meio às montanhas, Cunha possui diversas cachoeiras. A cachoeira do Pimenta é uma das mais frequentadas, tendo seu acesso por 2 km de asfalto, seguidos de 10 km de estrada de chão. Há algumas trilhas para os mais aventureiros. Chegando lá, é possível tomar banho e até mesmo aproveitas as águas calmas das piscinas naturais que são formadas.
  • Pedra da Macela – localizada entre as cidades de Paraty e Cunha, a Pedra da Macela é uma formação rochosa situada a 1900 metros de altitude. Parte da trilha pode ser feita de carro, mas são cerca de 2 km a pé. Chegando ao topo, o que se vê é uma paisagem de tirar o fôlego, que contempla tanto as cidades de Angra dos Reis, de Paraty e Ilha Grande. Vale a pena fazer esse percurso e ter uma excelente experiência de contato com a natureza.

    Parque Estadual da Serra do Mar (foto: https://www.saopaulo.sp.gov.br//)
  • Parque Estadual da Serra do Mar – conhecido nacionalmente como um destino ideal para quem busca trilhas, cachoeiras e maior contato com a natureza, o Parque Estadual da Serra do Mar conta com diversas opções de ecoturismo. Entre elas, há a Trilha das Cachoeiras e a Trilha das Arapongas para quem gosta do ciclismo, mas também há a Trilha do Rio Paraibuna, de menor duração, e que pode ser feita até mesmo a pé. Em todas elas, o visitante pode ter um contato íntimo com a natureza e apreciar a bela paisagem da região. Há locais para realização de piqueniques e para observação de aves. Lembre-se que algumas atividades só podem ser realizadas com o auxílio de um guia credenciado.
  • Conhecer os ateliês de cerâmica – também conhecida como a cidade das cerâmicas, Cunha recebe esse nome em razão da grande diversidade de peças que são produzidas em um vasto número de ateliês pela cidade. É um polo não somente de renome nacional, mas que abrange toda a América do Sul. Desse modo, ao visitar Cunha, conheça os ateliês, lojinhas e encante-se pelo artesanato local.
  • Visitar a Cervejaria Wolkenburg – por ser um destino serrano, cervejarias artesanais não podem faltar. Em Cunha, a cervejaria Wolkenburg é bastante tradicional e permite entrada gratuita e degustação das cervejas lá produzidas. Vale a pena conhecer e degustar. Endereço: Sítio Poço Grande, Rodovia Cunha – Paraty, Km 66 – Zona Rural.

    Cerâmica (foto: https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/cunha/)
  • Conhecer as tradicionais festas locais – um dos principais atrativos de Cunha são suas festas locais, inclusive a Festa do Pinhão, produto bastante comum na região; além disso, há Festival Gastronômico, Festival de Cerâmica, Natal Luz e diversas festas religiosas. Vale a pena conhecer.

Hotéis em Cunha

A cidade dispõe de boa infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.