São Carlos, cidade paulista que é a capital da tecnologia

São Carlos é uma cidade do estado de São Paulo, localizada a 146 km de Campinas, e a 190 km da bela cidade mineira de Poços de Caldas. Conhecida por ser a capital da tecnologia, a cidade recebe esse título pelo grande número de doutores existentes por lá; cuja média é de 1 doutor para cada 180 habitantes.

Somado ao fato de que a cidade abriga uma das instituições de ensino mais renomadas do estado; o desenvolvimento tecnológico é notável a quem passa por lá. Todavia, nem só de tecnologia vive São Carlos. O município também tem história, e como tem! Isso porque, tal como Campinas, a cidade teve grandes influências da produção cafeeira, e diversas fazendas históricas podem ser visitadas por lá. Ah, e para quem gosta de opções ao ar livre, a cidade possui diversos parques a céu aberto para um maior contato com a natureza.

E aí, bora conhecer um pouco mais dessa bela cidade paulista?

Vista aérea da cidade (foto: https://www.gasbrasiliano.com.br/noticias/releases/sao-carlos-ja-possui-3000-consumidores-de-gas-natural/)

O que fazer em São Carlos – SP?

  • Conhecer o Zoológico municipal – também conhecido como Parque Ecológico Municipal Dr. Antônio Teixeira Vianna, o zoológico existente no município tem uma área de 72 hectares, e abriga em torno de 500 animais, distribuídos em aproximadamente 90 espécies. Além de conhecer um pouco mais da fauna brasileira, e, principalmente do cerrado, o turista tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a educação ambiental, e sobre alguns animais ameaçados de extinção, cuja reprodução foi possível no local; tal como o mico-leão-dourado. Não deixe de realizar esse passeio, principalmente se estiver com crianças. Endereço: Estrada Municipal Guilherme Scatena, Km 2, s/n – Espraiado.
Parque Ecológico (foto: https://mapio.net/pic/p-42315892/)
  • Visitar a Fazenda Conde do Pinhal – uma das fazendas históricas existentes no município, e que chama a atenção dos visitantes é também conhecida como Casa do Pinhal. A propriedade, que é declarada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pode ser visitada, e é uma verdadeira aula de história para quem se interessa pela história do Brasil. Além disso, para quem gosta de um bom cafezinho, dá para experimentar um no local. Não deixe de fora do seu roteiro! Lembre-se que as visitas são agendadas, e duram em torno de 3 horas.
  • Passear pela Estação Cultura – o próprio nome do local já dá uma boa ideia do que aguarda para o visitante, não é mesmo? O local, que antigamente era uma estação de trem, atualmente abriga o Museu de São Carlos, o Arquivo Histórico e Público da Cidade, a Estação Ferroviária, um belo jardim para crianças, e outras atrações bem legais; sendo um local de grande importância histórica e cultural para a cidade. Vale a pena conhecer! Endereço: Praça Antônio Prado, s/n – Centro.
Casa do Pinhal (foto: https://www.youtube.com/watch?v=aEirQJgfo-E)
  • Se aventurar pelo Museu da Ciência – se você vai visitar São Carlos acompanhado de crianças, esse museu não pode ficar de fora dos seus planos; já que praticamente todas as exposições são interativas. Lá, além de encontrar muitos experimentos interessantes sobre diversas áreas da física, e que encantam até os adultos, o visitante é levado a conhecer um pouco mais sobre a paleontologia; e, principalmente sobre os dinossauros. Não vai deixar de ir, né? Endereço: Praça Coronel Salles, s/n, subsolo – Centro.
  • Conhecer a Fazenda Santa Maria do Monjolinho – mais uma bela fazenda centenária existente no município, ela conta com mais de 150 anos de história e uma fachada que por si só já vale a visita. Além de ser possível realizar um tour guiado pelo museu da fazenda e pelas áreas que a compreendem, como o Sobrado e a Senzala; o visitante também tem a oportunidade de almoçar em um restaurante típico, com boa comida.
Fazenda Santa Maria do Monjolinho (foto: https://br.pinterest.com/pin/852869248156117510/)
  • Conhecer o Observatório Astronômico da USP – por ser uma cidade tecnológica, espera-se que existam por lá diversas atrações diferentes né? E uma delas é o observatório da Universidade de São Paulo. Lá, além de ser possível realizar observação solar, é possível fazer a observação noturna, conhecer o Jardim do Céu, dentre outras atividades muito interessantes. Vale ressaltar que as atividades são guiadas, e cada uma delas é realizada em dias e horários específicos que você encontra no site oficial do Observatório. Endereço: Rua Nove de Julho, 1227, Centro.
  • Visitar a Catedral de São Carlos Borromeu – outro ponto que vale a visita na cidade, é conhecer sua catedral, cuja arquitetura imponente lembra a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Construída em 1856, conta com uma cúpula de 70 metros de altura que recebe uma iluminação especial à noite, realçando ainda mais sua beleza. Não deixe de passar por lá. Endereço: Praça Dom Marcondes Homem de Mello s/n Centro.
Catedral de São Carlos Borromeu (foto: https://www.portalsaocarlos.com.br/catedral/)

Além destas opções, a cidade abriga diversos outros parques, museus e atrações que encantam quem passa por lá, e que são igualmente interessantes.

Dicas de Hotéis em São Carlos

A bela cidade paulista dispõe de boa infraestrutura hoteleira para atender aos seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.