Campinas, a “princesa do oeste” do estado de São Paulo

Campinas é uma cidade paulista situada a aproximadamente 231 da aconchegante Campos de Jordão e a cerca de 285 km da litorânea Ubatuba. Também conhecida como “princesa do oeste” em razão da marcha do café no estado de São Paulo, a qual proporcionou o desenvolvimento da cidade, Campinas é o destino ideal para quem busca características de metrópole no interior. Isso porque a cidade conta com mais de 1 milhão de habitantes.

Além disso, por ter se originado em função do ciclo do café e da industrialização, Campinas mistura traços do século XIX com a modernidade, o que pode ser vista em suas atrações culturais. Por estar situada no interior, há também a opção do turista conhecer as diversas atrações naturais da cidade, que chama a atenção por sua grande diversidade de parques e bosques para todas as idades.

Observatório Municipal de Campinas (foto: https://campinas.agendacidade.com/)

O que fazer em Campinas?

  • Visitar o Parque Portugal – uma das áreas verdes mais frequentadas de Campinas, o Parque Portugal, também conhecido como Lagoa do Taquaral, é uma imensa área de lazer que dispõe de diversas atrações como o Planetário Municipal, além de oferecer diversas áreas de lanche, e abrigar uma réplica da caravela que trouxe Pedro Álvares Cabral ao Brasil em 1500. Vale a pena conhecer. Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 1671. Horário de funcionamento: diariamente, de 5h às 22h.
  • Observatório Municipal Jean Nicolini – uma das atrações mais interessantes de Campinas, o observatório foi aberto ao público há pouco tempo e é ideal para os amantes da astronomia, inclusive para crianças. As visitas são orientadas, e é possível visualizar, por meio de telescópios diversos astros celestes. O observatório funciona aos domingos, no período de 17h30min às 21h30min.

    Maria Fumaça (foto: https://viajantesemfim.com.br/passeio-de-maria-fumaca-campinas-jaguariuna/)
  • Passeio de Maria Fumaça – considerado como um museu dinâmico, a locomotiva liga as cidades de Campinas e Jaguariúna, sendo que, ao longo do trajeto, é possível conhecer diversas das fazendas de café da região, além de ter um contato mais íntimo com a natureza. Ao longo do passeio, há a opção de comprar lanche, almoço e café. Vale a pena conhecer.
  • Bosque dos Jequitibás – outro local ideal para os amantes da natureza, o Bosque dos Jequitibás conta com mais de 10 hectares de reserva floresta, além de um zoológico com cerca de 300 espécies de animais; conta também com um Museu de História Natural, pista de caminhada, playground e área para lazer. É parada obrigatória para quem vai a Campinas. Endereço: Rua Coronel Quirino, 02 – Bosque.
  • Mercado Municipal de Campinas – um dos meios mais eficientes para se conhecer uma cidade é visitando seu mercado municipal. E Campinas também se enquadra nesse caso. O mercado municipal possui diversos estandes com frutas, produtos típicos e até lembrancinhas para levar de volta à cidade de origem. Dê uma passada lá. Endereço: Av. Benjamin Constant, Sn, Centro – Vila Itapura.

    Museu de História Natural (foto: https://www.minube.com.br/sitio-preferido/museu-de-historia-natural-de-campinas-a3619336)
  • Fazenda Tozan – passeio ideal para os amantes da história, a fazenda Tozan é uma das diversas fazendas da região que mantêm a arquitetura do século XIX, época em que houve grande produção de café na região. Desse modo, o visitante é levado a uma viagem ao passado, além de poder provar do café produzido na região, e, claro, fugir um pouco dos grandes centros urbanos. Endereço: Rodovia Doutor Governador Adhemar de Barros, km 121. Para visitar, é necessário agendamento e a formação de um grupo de 8 pessoas.
  • Curtir a vida noturna de Campinas – por ser uma metrópole no interior do estado de São Paulo, vida noturna é uma coisa que Campinas tem de sobra. Isso porque a cidade dispõe de ótimas opções de bares, restaurantes e pubs para todos os públicos e ocasiões, seja para alguma comemoração especial, para apreciar deliciosos pratos, ou para tomar drinks e cervejas.

Dicas de Hospedagem em Campinas

A cidade dispõe de boa infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.