Sete Lagoas, e o ecoturismo no coração de Minas Gerais

Sete Lagoas é uma cidade mineira situada no coração do estado, a 76 km da capital Belo Horizonte, e a 174 km da charmosa Itabira. Conhecida por ser um dos principais destinos mineiros para os apaixonados pelo ecoturismo, Sete Lagoas realmente não decepciona. Isso porque, além de ser uma típica cidade de Minas, repleta de história, museus e muita cultura; por lá o visitante também encontra monumentos naturais diversos e muitas atrações ao ar livre. Ah, e obviamente, a cidade também dispõe de sete lagoas a serem visitadas. Que tal conhecer um pouco mais dessa cidade e programar seu passeio?

Capela de Santa Helena (foto: https://www.diocesedesetelagoas.com.br/nota-de-esclarecimento-sobre-a-capela-da-serra-de-santa-helena/)

Como chegar?

Caso o visitante opte por vir de avião, o aeroporto mais próximo é o Internacional Tancredo Neves, também conhecido como aeroporto de Confins. De lá, são cerca de 47 km através da rodovia MG-424 até Sete Lagoas. Já para quem vem de Belo Horizonte, o trajeto mais rápido se dá pela BR-040 e BR-135, em um trajeto de 75 km aproximadamente.

O que fazer em Sete Lagoas – MG?

  • Conhecer a Gruta Rei do Mato – uma das principais atrações da cidade, essa bela gruta é um paraíso para os amantes da geologia. Com 220 metros de extensão, pode ser conhecida por meio das passarelas e escadas que existem em seu interior; as quais levam o visitante ao Salão dos Castelos, no qual o turista tem a oportunidade de conhecer estalactites belíssimas ainda em processo de formação, e no caminho, pode observar diversas pinturas rupestres bem antigas. Além deste, existem outros salões com estalactites e estalagmites de até 15 metros de altura. Vale ressaltar que a visita é guiada, e que a idade mínima para visitação é de 6 anos.
Gruta Rei do Mato (foto: https://hotelatlas.com.br/gruta-rei-do-mato-monumento-natural-de-sete-lagoas/)
  • Passear pela Serra de Santa Helena – localizada a pouco mais de 7 km do centro da cidade, é um local bem tranquilo, ideal para os praticantes do voo livre. Seu acesso é bastante tranquilo, sendo possível chegar de carro até lá, uma vez que a estrada é asfaltada. De lá de cima, é possível visualizar a cidade 400 metros abaixo, a Serra do Curral, e ter uma vista privilegiada do pôr do Sol. Além disso, por lá, o turista pode realizar caminhadas, trilhas, passeios de bike, ou simplesmente admirar a rica biodiversidade local. Não deixe de conhecer.
Serra de Santa Helena (foto: https://setelagoas.com.br/sete-lagoas/fotos-da-cidade/serra-santa-helena)
  • Visitar a Capela de Santa Helena – situada lá no alto da Serra, em frente ao cruzeiro, a Capela de Santa Helena é um charme à parte. Embora bastante simples, não deixe de conhecê-la e de visitar seu interior.
  • Se aventurar no Parque da Cascata – considerado o cartão postal da cidade, é uma área de lazer muito legal tanto para os moradores de lá, quanto para quem busca relaxar um pouco durante o passeio. Além de ser possível realizar caminhadas, e fazer trilhas; por lá o visitante tem a oportunidade de conhecer a cascata de 35 metros de altura; que pode ser vista de um mirante em meio a um cenário espetacular.
Parque da Cascata (foto: https://hotelatlas.com.br/parque-da-cascata/)
  • Conhecer o Museu Ferroviário – o local era, inicialmente, a estação ferroviária da cidade; e que, atualmente, funciona como um belo museu que conta com um acervo de fotografias, objetos, e até mesmo uma locomotiva; os quais contribuem para contar a história da cidade. Não deixe de conhecer.
  • Visitar o Museu Histórico Municipal – outro local ideal para quem gosta de história, esse prédio foi construído no século XVIII na Fazenda Sete Lagoas; e conta com um acervo muito interessante sobre a história da região, com objetos que remetem à escravidão, e também ao cotidiano no período colonial. Vale a visita.
  • Passear pela Catedral de Santo Antônio – construída no século XVIII em estilo rococó, ela preserva não somente a arquitetura de época, mas também grande parte da história do município. Não deixe de conhecer seu interior, onde podem ser visualizadas pinturas diversas, e um belíssimo altar.
Catedral de Santo Antônio (foto: https://arenamarcas.com.br/registro-de-marca-em-sete-lagoas/)
  • Conhecer as Sete Lagoas – ir a Sete Lagoas e não conhecer pelo menos uma delas não é visitar a cidade. Nelas, além do visitante poder passear pela orla, também há a opção de passeio em pedalinho. Além disso, há diversas opções gastronômicas nas proximidades, que oferecem o melhor da comida mineira.

Dicas de Hotéis em Sete Lagoas

A cidade dispõe de boa infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.