Três Marias, linda e pequena cidade à beira do Rio São Francisco

A pequena e bela cidade de Três Marias possui grandes atrativos aos viajantes, principalmente para aqueles que estiverem viajando pela BR-040. O munícipio também é conhecido como “Doce Mar de Minas”; o apelido se deve ao grande reservatório construído, em meio aos leitos do grande e importantíssimo Rio São Francisco.

O munícipio possui pouco mais de 32 mil pessoas e conta com muito verde em seu entorno, além de ser repleto de cachoeiras, sendo um ótimo destino ao ecoturismo e quem busca coisas da roça.

Morro do Cruzeiro (link: https://bit.ly/36GqvX6 )
Morro do Cruzeiro (link: https://bit.ly/36GqvX6 )

Como chegar?

A principal via da cidade é a BR-040 que possui uma bela ponte sobre o Rio São Francisco. Desse modo, a melhor forma de se chegar à cidade é por meio rodoviário. A “040” conecta Três Marias a Luizlândia do Oeste, mais a noroeste; e as MG-220 e MG-415 ao sul.

Além disso, em Belo Horizonte se encontra o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, que está a 248,5km da cidade; sendo uma boa opção para quem deseja ir por meio aéreo.

Pedra do Mirante (Retirada do site Minas / link: https://bit.ly/3qtOiRr )
Pedra do Mirante (Retirada do site Minas / link: https://bit.ly/3qtOiRr )

O que fazer em Três Marias?

A cidade é muito atraente pela sua natureza e abundância em águas. Confira abaixo algumas dicas do que fazer por lá:

  • Conhecer de perto a Represa de Três Marias – A gigantesca imensidão de água abastecida pelo Rio São Francisco é um ótimo local para prática de atividades como nado, jet ski, yoga, uma verdadeira fuga da realidade das cidades grandes. Uma curiosidade é que atualmente essa represa além de ser usada para gerar energia, é importante para manter o nível das águas nas épocas de seca.
  • Conhecer a Usina Hidrelétrica – Para os curiosos e entusiastas de estruturas dessa magnitude, é interessante dar uma volta para conhecer as centrais hidrelétricas, e a grandiosidade do sistema. No momento ela se encontra fechada para reformas, portanto vale a pena conferir anteriormente pela Cemig.

    Represa de Três Marias - 1965 (retirado de: https://cidades.ibge.gov.br/ )
    Represa de Três Marias – 1965 (retirado de: https://cidades.ibge.gov.br/ )
  • Pedra do Mirante, que confere uma vista incrível da região, sendo famosa pela prática de mountain bike e downhill, por isso uma ótima ida para os amantes do ciclismo.
  • Morro do Cruzeiro possui uma vista linda, além de possuir uma importância religiosa sendo frequentada por peregrinos.
  • Cascata das Virgens – É possível fazer quase todo o trajeto, até próximo a cachoeira, de carro. Por meio da rua do Sol, e pela rua dos Lírios ou Rua Beira Mar, é possível se chegar lá. A queda d’água tem quase 18 metros e é formado por paredões rochosos em meio a mata.
Vista da Pedra do Mirante (link: https://bit.ly/3NccmSx )
Vista da Pedra do Mirante (link: https://bit.ly/3NccmSx )

Hospedagem

A cidade possui ótimos estabelecimentos para se hospedar durante uma viagem, ou para quem estiver de passagem pela BR-040, são eles:

  • Grande Lago – Bem próximo a represa, essa hospedagem tem uma piscina com vista incrível para o “mar” de Três Marias. Além disso, há várias opções de quartos confortáveis, muito limpos, e um ótimo atendimento. Localiza-se na Avenida Beira Lago, s/n, bairro: Cemig.

Telefone: (38) 3754-5400.

  • Hotel Estrelas Mares – Esse possui o necessário para sua estadia na cidade. Ele está na Rua Minas Gerais, 289A, bairro: Centro.

Telefone: (38) 3754-2085.

  • Pousada Canto do Rio – Possui uma grande área verde próxima ao Rio São Francisco. É um ótimo local para ir em família e levar crianças. Você pode encontrá-la na Avenida Beira Rio, 75, bairro Beira Rio.

Telefone: (38) 98814-0743.

  • Hotel Mar Doce – Esse é um dos melhores da cidade, ele conta com vários quartos muito confortáveis, sua área é grande, e vários espaços interativos. Ele está na rodovia BR-040, km 281, s/n, Zona Rural.

Telefone: (38) 3754-1399.

Hidrelétrica de Três Marias (https://bit.ly/3itvflL)
Hidrelétrica de Três Marias (https://bit.ly/3itvflL)

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.