Xanxerê conhecida como a Capital Estadual do Milho

Xanxerê (foto https://turismo.xanxere.sc.gov.br/)

Xanxerê é considerada uma cidade polo na região da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai); além de ser conhecida como a Capital Estadual do Milho, e está a 45 km de Chapecó, no estado de Santa Catarina.

Sua economia é baseada na agricultura, com produtores de grãos e criadores de bovinos e suínos, mas também se destaca no setor metalmecânico e logística (transporte).

O que fazer em Xanxerê?

Igreja Matriz Xanxere (foto https://turismo.xanxere.sc.gov.br/)
Igreja Matriz Xanxere (foto https://turismo.xanxere.sc.gov.br/)
  • Museu do Milho, com 281 m², possui fotos, objetos e documentos antigos – doados pela comunidade através de campanhas e visitas realizadas na zona rural e urbana da cidade. Ele expressa a diversidade de culturas que colonizaram o município, cujo destaque é o cultivo do milho e os antigos métodos de trabalho. Seu estilo é rústico, construído com tijolo maciço, sem reboco, cobertura de telha cerâmica, piso de concreto desempenado, com forro e aberturas de madeira. Na parte externa do Museu há uma roda d’água, um poço, um forno, um monjolo, um moinho de pedra – que ainda produz farinha, cascata natural com bica d’água e uma cerca de taipas.
  • Sítio da Nega Veia possui área de lazer, com infraestrutura de banheiros, lanchonete, estacionamento para aproximadamente 300 veículos, área verde, trilha ecológica com Plantas catalogadas com mais de 100 anos, um tobogã, 3 piscinas e área de churrasqueiras.

    Xanxerê (foto https://turismo.xanxere.sc.gov.br/)
    Xanxerê (foto https://turismo.xanxere.sc.gov.br/)
  • Monumento do Milho, construído todo em concreto armado com 18 m de altura, localizado à Margem da BR 282, no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi.
  • Locomotiva, que está exposta na Praça Tiradentes, foi doada por Felix Ferronatto ao município de Xanxerê, para representar o período da indústria madeireira na região.
  • Igreja Matriz Senhor Bom Jesus, cuja obra foi finalizada na década de 70, possui em seu interior, no altar, a imagem da Ressurreição de Cristo.

Hotéis

  • Center Hotel, R. Independência, 230 – Centro, Telefone (49) 3441-5900 – site http://hotelcenter.com.br/
  • City Hotel, R. Dr. Victor Konder, 514 – La Salle, Telefone (49) 3433-0522 – http://www.hotelcity.com.br/
  • Seville Park Hotel, Av. Brasil, 2500 – Maria Winckler, Telefone (49) 3433-2500 – https://sevillehotel.com.br/
  • Hotel São Jorge, R. Cel. Passos Maia, 166 – Centro, Telefone (49) 3433-0220.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.