Guaraqueçaba, cidade paranaense repleta belas atrações turísticas

Guaraqueçaba (foto http://www.viajeparana.com/Guaraquecaba)

Guaraqueçaba é uma cidade paranaense, colonizada por portugueses, no século XVI, considerada como um destinos de maior biodiversidade do Brasil.

Ela é rodeada pela mata atlântica preservada, possui um vasto conjunto de fauna e flora onde várias espécies podem ser observadas, fazendo com que o destino seja único e ótima alternativa ecoturística.

Como Chegar

Guaraqueçaba (foto http://www.viajeparana.com/Guaraquecaba)
Guaraqueçaba (foto http://www.viajeparana.com/Guaraquecaba)

Acesso pela BR 277, seguindo pela PR 340 até Cacatu e depois pela PR 405, sendo este último trecho (76 km) não asfaltado, ou pela BR-277 até Paranaguá e embarcar em barcos que atendem uma linha regular. A cidade está situada a 166 km da capital Curitiba.

Atrações Turísticas

  • Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões, erguida em 1838, em estilo colonial com grossas paredes de pedra.
  • Mercado Municipal que abriga quatro salas que atendem a Cooperativa de Artesãos Arte Nossa, Armazém de Agricultura Familiar (com produtos da região, como farinha e banana), Posto de Informações Turísticas e Departamento de Cultura do município.
  • Casario Colonial, com diversos exemplares arquitetônicos do século XIX, que podem ser observados pelas ruas da cidade.
  • Morro do Quitumbê, que possui altura aproximada de 128 metros, com uma trilha de nível leve em meio à
    vegetação nativa, com extensão de 692 metros, que proporciona exuberante vista panorâmica da baía e da cidade. Localiza- se no perímetro urbano, com acesso ao lado da Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões.
  • Mirante da Serra Negra permite a visualização da bonita paisagem da baía de Guaraqueçaba e de todo o seu contorno. O acesso ao mirante é por uma escadaria, que possui 127 degraus a aproximadamente 30 metros de altura.

    Guaraqueçaba (foto http://www.viajeparana.com/Guaraquecaba)
    Guaraqueçaba (foto http://www.viajeparana.com/Guaraquecaba)
  • Reserva Ecológica do Sebuí – RPPN oferece visitas dirigidas em trilhas interpretativas com programa de educação ambiental, observação de flora e fauna, passeio de canoa; além de banhos de rio e cachoeira. Localiza-se na Baía dos Pinheiros. Informações Tel. (41) 99525-5070 / 8465- 4897 / 3482-1265.
  • Reserva Natural Salto Morato – RPPN possui 2.340 hectares de natureza e está aberta ao público em 1996. Além da beleza natural, a reserva oferece trilhas interpretativas, quiosques, aquário natural para banho, camping, laboratório, alojamento para pesquisadores e centro de capacitação. Localiza-se a 20 km da sede do município pela PR 405. Tel. (41) 3340-2644 / 3340-2640 (Curitiba) / 3318-2644 / 3375-9671 / 99128-
    4477. Visitação de terças a domingos, das 8h30 às 17h30.
  • Ilhas
    • Barbados é um pequeno vilarejo com aproximadamente 25 casas de pescadores. Destaca-se por sua gastronomia a base de frutos do mar; principalmente pelo cultivo de ostras retiradas do mar, minutos antes do preparo. O acesso à ilha pode ser feito através de barco particular ou fretado; também é possível visitar uma farinheira artesanal e a casa de cultura.
    • Pinheiro e Pinheirinho,  que proporciona a revoada dos bandos do raro papagaio-da-cara-roxa
      ao entardecer. Não é permitida a entrada de visitantes. Está localizada na baía dos Pinheiros e as embarcações podem ser alugadas em Guaraqueçaba.

      Guaraqueçaba (foto https://www.fetim.com.br/?area=formar)
      Guaraqueçaba (foto https://www.fetim.com.br/?area=formar)
    • Peças possui praia de areia branca, pertencente ao Parque Nacional do Superagui; além de 4
      comunidades que são a Vila das Peças, Guapiacu, Tibicanga e Bertioga.
    • Superagui, Localizada no litoral norte do Paraná na divisa com São Paulo, pertence ao Parque
      Nacional do Superagui e possui apenas dois pequenos vilarejos com aproximadamente mil habitantes. A vila oferece várias opções de hospedagem e uma farta gastronomia; além de grupos de fandangos que agitam o entardecer.

Hotéis

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.