Arpoador está entre os locais mais belos do Rio de Janeiro. É o sonho de muitas pessoas vislumbrar sua paisagem e aplaudir um por do sol sobre os rochedos esculpidos ao longo de milênios.
Além disso, o local cenário de filmes e fonte de inspiração para muitos escritores e músicos. Confira abaixo algumas curiosidades sobre o belo Arpoador!
Curiosidades sobre o Arpoador
1) Frequentado por pescadores
Antes de se tornar um local popular entre turistas, era mais frequentado pelo público pesqueiro. É comum, inclusive, se deparar com alguns pescadores praticando esporte por lá atualmente.
2) Formato de baleia
Muitos historiadores e pescadores que estiveram por lá, associam o formato do Arpoador ao de uma baleia. Aliás, este animal é muito presente na história do local.
3) Origem do seu nome
Há uma história comum, porém não muito aceita, de que o Arpoador era um local utilizado para pesca de baleias, sendo realizada com arpões, e por isso “Arpoador”. Entretanto, alguns historiadores afirmam que é algo muito difícil, sendo mais provável que os pescadores utilizassem a visão privilegiada para acompanhar o movimento das baleias.
4) Prática de surf
O surf é um esporte comumente praticado no Arpoador. Isso porque o mar proporciona belas ondas ali e nas praias próximas como a ‘Praia do Diabo’.
5) Ponto de encontro para músicos
Durante as décadas de 1960 e 1970, o Arpoador se tornou um ponto de encontro para músicos, artistas e amantes da música popular brasileira. Muitos músicos famosos da época frequentavam o local para tocar e compartilhar suas músicas. Isso levou à criação de rodas de violão espontâneas, onde artistas como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto, figuras icônicas da Bossa Nova, se reuniam para tocar e compor.
Veja mais!
-
7 chás anti-inflamatórios e seus benefícios para o organismo
-
Araruama, a cidade com uma das maiores lagunas hipersalinas do mundo