Você sabe o que é o Agroturismo, e qual diferença para com o Turismo Rural?

Uma das coisas que o povo brasileiro ama e sabe fazer com maestria, é viajar e aproveitar ao máximo o destino para o qual escolheram ir. E não estamos falando somente das praias, que são queridinhas dos brasileiros; mas também de viagens para regiões serranas; para regiões de enoturismo, de ecoturismo, ou ainda, para regiões onde o agroturismo se destaca.

E por falar nessa modalidade de turismo, o agroturismo é um dos tipos que mais vem ganhando adeptos no mundo todo; sendo bastante comum em alguns países europeus, como Portugal e Itália; e também no Brasil, como nos estados da região Sul e Sudeste. Mas, afinal de contas, você sabe o que é o agroturismo?

Agroturismo (Foto: https://blog.cerdanyaecoresort.com/wp-content/uploads/2018/12/agroturismo.jpg)

Agroturismo – o que é?

Antes de entender o que é o agroturismo, precisamos pensar na atual necessidade que as pessoas têm em fugir do ambiente urbano. Este, anteriormente relacionado à modernidade, às tecnologias, e a boas condições para se viver; atualmente tem sido cenário de grandes desigualdades, além de ter se tornado sinônimo de estresse, ansiedade, correria e ausência de qualidade de vida.

Com isso, surgiu a necessidade de se voltar para o ambiente rural; onde há a oportunidade de ter com um maior contato com a natureza, uma reconexão consigo mesmo, e uma maior tranquilidade. E foi a partir daí que o agroturismo passou a ganhar um grande espaço, visto que se trata de uma opção bem interessante de turismo no ambiente rural.

Desse modo, pode-se deduzir algumas das atividades praticadas nessa variedade de turismo; tais como o acompanhamento de tarefas na lavoura e nos setores de pecuária, e até mesmo a participação do turista nessas atividades; a oportunidade de provar pratos tradicionais de ambientes rurais, que normalmente são produzidos na fazenda que foi visitada, como o delicioso frango com quiabo; além de haver a chance de se ter um maior contato com a natureza.

Diferença entre Turismo Rural e Agroturismo

Mas, afinal de contas, qual a diferença entre agroturismo e turismo rural? Na verdade, o turismo rural é um termo mais abrangente, que engloba, dentre outras atividades, a prática do agroturismo. Este, por sua vez, está relacionado à visitação de fazendas em que há produção agrícola ou pecuária, de modo que o visitante possa conhecer o processo produtivo, além de degustar produtos locais produzidos na própria fazenda.

Ou seja, o turismo rural se relaciona a atividades que englobam não somente fazendas, de modo restrito, mas quaisquer atividades turísticas realizadas em ambientes rurais.

Turismo Rural (foto: http://www.trilhaseaventuras.com.br/wp-content/uploads/2016/10/Vale-do-Caf%C3%A9-Fazendas-Hist%C3%B3ricas-RJ-01.jpg)

A modalidade no Brasil

Se você pensa que só dá pra conhecer essa modalidade estando fora do país, reveja seus conceitos. O Brasil é um país continental, que possui diversas localidades onde o agroturismo se faz presente. Sendo assim, algumas regiões que valem a visita são a região do Vale do Café no estado do Rio de Janeiro, que mescla a história com a agricultura; a região serrana do estado do Espírito Santo, como Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante; o Vale Europeu em Santa Catarina, e até mesmo o Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul. Não deixe de conhecer e de se encantar por essa modalidade turística que vem ganhando espaço no coração dos brasileiros.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.