Vale dos Vinhedos e o enoturismo na Serra Gaúcha

O Vale dos Vinhedos é um dos principais e mais conhecidos roteiros da Serra Gaúcha, situado entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

O Vale representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à região por volta de 1875; retratando, por meio das vinícolas, como ocorreu o desenvolvimento dessa região culturalmente rica e linda.

O visitante poderá apreciar a bela paisagem, a gastronomia, a cultura, os artesanatos, armazéns de queijo, doces, geleias, as saborosas uvas e a degustação de bons vinhos; além de conhecer todo o processo de fabricação da bebida ao fazer uma visitação nas dezenas de belas e renomadas vinícolas que existem por lá.

Vale dos Vinhedos (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Vale dos Vinhedos e o enoturismo na Serra Gaúcha

O Vale dos Vinhedos é um destino perfeito para quem curte o ecoturismo, o enoturismo e o turismo de aventura, além da boa comida servida nos restaurantes da vinícolas gaúchas; regadas a muita massa, polenta, comida farta, além de sobremesas deliciosas para complementar esse banquete inesquecível.

O Vale dos Vinhedos oferece variados roteiros para seus visitantes, tais como:

  • Atrativos Enológicos que incluem visitação as vinícolas, degustação de uvas e vinhos, conhecimento de todo o processo de fabricação dos vinhos, pisa de uvas e passeio pelos parreirais de uvas.
  • Atrativos Culturais, através das festas, eventos culturais, artesanato, no bem-receber da comunidade ou na contemplação das pequenas igrejas e dos 20 capitéis localizados ao longo das vias do roteiro. Ah, e uma curiosidade: por lá, existe também uma belíssima e fofa Igreja de Vinho para tornar o passeio ainda mais inesquecível.
  • Atrativos Gastronômicos com saborosas refeições acompanhadas de vinhos com tradição familiar, que é uma das mais celebradas caracterí­sticas da Serra Gaúcha.
  • Atrativos naturais, representados pela bucólica paisagem local, cercada pelos parreirais e roseiras que encantam todos os visitantes que por lá se aventuram.
Igreja de Vinho (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Dicas de Hotéis

As cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi possuem excelentes opções de hotéis para os visitantes que buscam conhecer o Vale dos Vinhedos. Contudo, no próprio vale também existem renomados hotéis, SPAs e pousadas das próprias vinícolas para garantir ainda mais conforto aos turistas. Ah, e cabe ressaltar que os hotéis indicarão ótimas agências de turismo para que o visitante possa se aventurar por essa fantástica opção de passeio.

Como Chegar ao Vale dos Vinhedos

O Acesso ao Vale é pela Rodovia 446 no entroncamento dos trevos que dão acesso à Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Outro acesso é a Rodovia 444, que é denominada Estrada do Vinho.

Parreiral (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Vinícolas do Vale dos Vinhedos

Confira a seguir algumas das principais vinícolas situadas no vale, com seus respectivos sites, para que o viajante possa conhecê-la, agendar sua visitação, ou ainda, comprar um delicioso vinho gaúcho para degustar em casa.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.