São Gabriel da Cachoeira – cidade com 4 idiomas oficiais

Para quem desce o Rio Negro, desde sua nascente, a primeira cidade em terras brasileiras é São Gabriel da Cachoeira, no extremo leste do estado do Amazonas.

As imagens são do portal G1 (https://g1.globo.com/)

Com cerca de 42 mil habitantes, São Gabriel da Cachoeira é a cidade com maior número de idiomas oficiais do país: além do português, 3 línguas indígenas são reconhecidas como oficiais:  nheengatu, tukano e baniwa. E o motivo para tal fato é muito bem compreendido: a cidade possui a maior população indígena do país, com mais de 20 etnias diferentes.

A cidade também possui a maior Diocese do país, com uma área territorial  de 290 mil Km2, supera  países como Cuba e Coreia do Norte. Para se ter uma ideia, a Itália tem uma área de 301.388 Km2 .

Como chegar a São Gabriel da Cachoeira: 

São Gabriel da Cachoeira está a 850 Km de Manaus, e o acesso à cidade ocorre somente por via fluvial ou por via aérea. Para quem opta pela via fluvial, são entre 3 e 4 dias de viagem.
Já quem pretende viajar por via aérea, não deixe para comprar as passagens na última hora. São poucos voos regulares e a cidade é bastante procurada por turistas.  A MAP Linhas Aéreas faz os voos regulares para São Gabriel da Cachoeira, com partidas de Manaus.

O que fazer em São Gabriel da Cachoeira: 

A cidade é ideal para quem gosta de contato com a natureza e quer experimentar costumes exóticos.
Uma das principais atrações do município é o Parque Nacional do Pico da Neblina, onde se localiza o pico mais alto do Brasil (ah… são necessárias cerca de 8h de barco para chegar ao local). Dentro desse parque está a Reserva Biológica Estadual Morro dos Seis Lagos, cujos espelhos d´água variam de cor, dependendo do tipo de mineral do local.
Uma outra elevação muito procurada é o Morro da Bela Adormecida, localizado às margens do Rio Negro. Chega-se até lá por meio de voadeiras.

Morro Bela Adormecida
https://correiodaamazonia.com/

Na parte urbana do município, vale muito a pena subir o Morro da Fortaleza. Nele há 14 painéis em azulejos, representando a via crucis. Durante a semana santa, uma procissão ocorre no local, terminando na Capela Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no cume da montanha.

Entre os meses de setembro e janeiro, com a redução do volume de águas, prainhas aparecem na região. A mais badalada delas é a Praia Grande, que recebe grande número de frequentadores nos fins de semana. As águas, contudo, são bastante frias, devido ao degelo de afluentes da Cordilheira dos Andes.

Praia em São Gabriel da Cachoeira (Fonte: http://www.arteviagens.com.br)

O artesanato local é outro atrativo diferencial. Como a cidade é formada por várias etnias indígenas diferentes, cada uma produz peças específicas. Assim, é possível comprar baianos e raladores de mandioca dos baniwa e dos dessana; flauta de plã dos akus; canoas dos baré e dos tuyucas…. além de grande diversidade de peneiras de cipós, pilões, pulseiras e colares de contas de lágrima e de penas, cestos de palhas e várias outras peças. No mês de setembro ocorre o Festribal, o Festival Cultural das Tribos do Alto Rio Negro, com atividades esportivas, danças, culinária típica e até rituais. O Festribal tem como objetivo a valorização e promoção das tradições indígenas.

Culinária local: 

Como não poderia ser diferente, a culinária local é baseada em pratos indígenas, com destaque para peixes, farinha e mandioca (o tucupi é muito empregado no preparo de muitos pratos). A taioba também é bastante presente na culinária local.
Ah… e não se assuste; por lá, formigas maniuara são usadas na alimentação (refogadas com alho e cebola ou usadas em farinhas) e podem ser compradas em saquinhos, sequinhas!

Formigas Maniuaras (Foto: https://radioyande.com)

Uma curiosidade…

Em 2018, a Unicamp realizou o 1º vestibular indígena em São Gabriel da Cachoeira.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.