Fortalezas catarinenses abrem a temporada de verão, com show musicais, trajes de época, combate medieval e muita diversão.
A abertura será no dia 5 de novembro, a partir das 9h, com entrada gratuita. Entre as atrações estão a Orquestra de Choro do Campeche, Banda da 14º Brigada de Infantaria Motorizada; Chiqueti & Banda, Sociedade Histórica Destherrense, SCAM – Arquearia e combate medieval e o Boi de Mamão de Santo Antônio.
As atrações serão realizadas na Fortaleza de São José da Ponta Grossa; na Praia do Forte, das 10h às 17h. No mesmo dia, todas as fortalezas sob gestão da UFSC estarão com acesso livre.
A abertura é uma iniciativa da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC, e conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado e Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Franklin Cascaes.
O evento marca ainda o Dia Nacional da Cultura, celebrado em 5 de novembro, e o último Dia de Gratuidade nas fortalezas em 2017.
A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, palco principal da Abertura da Temporada de Verão; está localizada na Praia do Forte, Norte da Ilha, e pode ser acessada por terra.
As outras duas fortalezas sob gestão da UFSC são Santo Antônio, na Ilha de Ratones Grande, e Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim.
Temporada de Verão nas Fortalezas da UFSC
Saiba mais sobre as atrações que participarão do evento:
Orquestra de Choro Campeche:
Nasceu da disciplina Prática de Repertório de Choro do Núcleo Campeche Escola Livre de Música de Florianópolis. É composta por estudantes de música e coordenada por Geraldo Vargas, o bandolinista. Choros, maxixes, scotchie, samba-choro e valsas de grandes compositores do estilo são os arranjos estudados pelo grupo.
Banda da 14º Brigada de Infantaria Motorizada:
É uma das Brigadas do Exército Brasileiro e que também é conhecida como Brigada Silva Paes. A sede está localizada em Florianópolis. A banda conta com 28 componentes, que irão se apresentar trajados com uniformes da época.
Chiquete & Banda:
Fabiano Chiqueti é natural de Lages- SC, e mora há mais de 20 anos em Florianópolis. É contrabaixista desde 1997 e já dividiu o palco com muitos artistas da região. Suas influências são rock de todas as épocas, Tropicália, bossa nova, blues e soul music.
Sociedade Histórica Destherrense:
É um grupo de reconstrução histórica com destaque no século XIX – período entre a Revolução Francesa (1789) e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O diferencial do projeto está em como eles contam a história, através do Living History (atores vestidos com trajes de época circulando pela fortaleza). Irão levar o público a experimentar um pouco da vida em Florianópolis no tempo em que os monumentos serviam para defender a Ilha de Santa Catarina.
SCAM – Arquearia e combate medieval:
O grupo de recriação histórica e cultural SCAM foi fundado em 2002 e é atualmente campeão pan-americano. A SCAM pratica o combate medieval numa forma esportiva. A equipe fabrica artesanalmente as próprias armas e armaduras, que estarão expostas na fortaleza.
Boi de Mamão de Santo Antônio:
Grupo folclórico que, desde 2010, vem abastecendo a cultura da capital catarinense. No dia 5 de novembro, marcarão presença para garantir a alegria das crianças e adultos com a tradicional apresentação.
Maiores informações pelo e-mail: ou pelo telefone (48) 3721-8302


Seja o primeiro a comentar