Fortaleza de Santa Cruz Ilha de Anhatomirim SC e seus encantos

Fortaleza de Santa Cruz Ilha de Anhatomirim SC, está situada na área de jurisdição do município de Governador Celso Ramos, que está a pouco mais de 40 km de Florianópolis.

Ela está na entrada da Baía Norte,  e no século XVIII, era um dos vértices do sistema triangular de defesa idealizada pelo Brigadeiro José da Silva Paes.

Fortaleza de Santa Cruz Ilha de Anhatomirim SC

Sua construção foi iniciada por volta de 1739 e se estendeu por vários anos. Possui arquitetura com influência renascentista.

Seus edifícios se distribuem de maneira esparsa por toda a ilha de Anhatomirim e suas espessas e baixas muralhas de pedra apenas confirmam as antigas baterias de artilharia, deixando as construções descortinadas na paisagem.

Ela possui dependências tais como Casa do Comandante, que foi a primeira sede do governo do estado de Santa Catarina. Há também a Casa da Pólvora, o Quartel da Tropa e os locais onde os presos eram amotinados; além de bela área que circunda toda a construção principal.

Durante a Revolução Federalista, ela serviu  de prisão e base de fuzilamentos de revoltosos contra o governo de Floriano Peixoto; além de testemunhar e servir de prisão durante a Revolução de 1932.

Conforme informações da UFSC, em 1979, a Universidade Federal de Santa Catarina assinou um convênio com o Ministério da Marinha e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; assumindo a guarda e tutela da fortaleza e dinamizando o processo de restauração de suas ruínas históricas.

Ela funcionou até o final da Segunda Guerra Mundial, quando as novas tecnologias se sobrepuseram e a fortaleza tornou-se um local de passeios para contemplação do belo litoral catarinense.

O que fazer na Fortaleza de Santa Cruz Ilha de Anhatomirim SC

Lugar que resgata um pouco da história catarinense, que oferece intrigantes causos; além de uma bela visão do litoral de Santa Catarina e suas infinitas belezas naturais.

O visitante poderá locar um passeio de barco, na Praia de Canavieiras; chegar à bela Ilha e aproveitar de seus encantos e atrativos. Será mais uma opção de divertimento em meio aos vários entretenimentos florianopolitanos.

Florianópolis oferece a seus visitantes várias opções de passeios, uma vasta infraestrutura hoteleira, rica gastronomia e muito divertimento.

Fortaleza de Santa Cruz Ilha de Anhatomirim SC
Fortaleza de Santa Cruz Ilha de Anhatomirim SC
Fortaleza de Santa Cruz Ilha de Anhatomirim SC
Fortaleza de Santa Cruz Ilha de Anhatomirim SC

Litoral Catarinense

Fortaleza de Santa Cruz Ilha de Anhatomirim SC
Fortaleza de Santa Cruz Ilha de Anhatomirim SC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.