Começará amanhã (19), a ExpoGenética 2022, confira a programação e as novidades da feira

ExpoGenética 2022 acontecerá entre os dias 20 a 28 de agosto de 2022, no parque de Exposição da cidade mineira de Uberaba, com variada programação.

A feira é considerada como o maior evento técnico da pecuária zebuína no mundo, além de promover uma vasta programação sobre melhoramento genético, além de bons negócios.

ExpoGenética 2022: Programação 19 de agosto

Leilão

20:30
2º Leilão de Fêmeas Rancho Boi Bravo (Nelore) – Virtual
Leiloeira: Programa Leilões
​​​​​​​Transmissão: Canal Rural

Novidades

Palestras Técnicas

Com a tradição de ser palco para importantes discussões referentes à seleção de zebuínos, a feira contará com palestras técnicas de renomados especialistas. Serão quatro painéis que abordarão temas relacionados ao agronegócio, como melhoramento genético, tecnologia e meio ambiente. Veja abaixo a organização das palestras:

  • A primeira palestra está agendada para o dia 22 de agosto, às 9h30, com o tema ‘Validação das predições genéticas do PMGZ – A acurácia necessária para a tomada de decisões’, que será ministrada pelo superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Torres Ventura, no Tatersal Rubico Carvalho, logo após a solenidade de abertura oficial da ExpoGenética.
  • A segunda palestra será no dia 22 de agosto, a partir das 10h, no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa e apresentará o ‘Impacto Econômico do Touro Melhorador’. O tema será conduzido por Antonio do Nascimento Ferreira Rosa, conhecido como Toti, Chefe Geral do Grupo de Pesquisa em Sistemas de Produção da Embrapa Gado de Corte (CNPG).
  • A terceira palestra abordará a ‘Emissão de metano pelos bovinos- práticas para sua mitigação em uma pecuária sustentável’. A conferência, que acontece no dia 22 de agosto, partir 10h30, no Tatersal Rubico de Carvalho, será proferida pelo chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt.
  • O encerramento da programação de palestras técnicas ficará por conta de Marcos Vinicius Barbosa da Silva, D.Sc. – pesquisador Bioinformática e Melhoramento Animal Embrapa Gado de Leite. A apresentação ‘Como a genotipagem de embriões pode impactar a pecuária leiteira’, acontece no dia 25 de agosto, a partir das 14, no Tatersal Rubico de Carvalho.
  • Lançamento da ‘Avaliação Genética Nacional das Raças Zebuínas PMGZ/GENEPLUS’. Como um dos pontos altos da programação da maior feira de animais avaliados do país, a nova edição da ‘Avaliação Genética Nacional das Raças Zebuínas PMGZ/Geneplus’ será lançada durante a ExpoGenética.
    • O documento, desenvolvido pela ABCZ e Embrapa, reúne dados de 16.346.142 animais das raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Sindi e Tabapuã, processado com a utilização de mais de 20.5 milhões de fenótipos e de mais 234.213 animais genotipados, sendo esse último referente a exemplares das raças Nelore e Tabapuã.

PNAT 2022

Nesta edição são  78 touros classificados no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (TDEA/PNAT), edição 2022, estarão em exposição no Parque Fernando Costa a partir do dia 19 de agosto. São reprodutores de 13 estados brasileiros, de pelo menos quatro regiões diferentes:

  • No dia 24 de agosto, eles passarão pela última etapa de avaliação, com a votação dos técnicos e criadores.
  • O grande anúncio dos Touros PNAT 2022 acontecerá no dia 25, a partir das 9h, no Pavilhão Multiuso.
  • ‘Workshop Integra Zebu’ será realizado nos dias 23 e 24 de agosto, a partir das 8h, no Espaço ABCZ Mulher.
  • Na programação, além de palestras sobre temas atuais envolvendo a pecuária, como sequestro de carbono, estão apresentações de cases de sucesso dos quatro estados onde o Integra Zebu já está consolidado – Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. O evento é aberto ao público.

 ABCZ Mulher

O ‘5º Encontro ABCZ Mulher’ terá temas como liderança, capacitação e cooperação dentro do agronegócio, cujo encontro será dividido em dois momentos.

  • O primeiro deles será um painel que contará com as participações de Rosália Curado Machado, presidente da ABCZ Mulher, Patrícia Chaim, gerente de Comunicação da Fundação Banco do Brasil, Valéria Cunha Campo Guimarães, médica e pecuarista e Natália Miserendino, presidente da Asociación Nacional de Mujeres Agropecuarias (CREA) da Bolívia.
  • Em seguida acontece um dos pontos altos da noite: a palestra do cantor sertanejo e escritor Leo Chaves.
  • O ‘5º Encontro ABCZ Mulher’ acontecerá no dia 25 de agosto, a partir das 19h, é aberto ao público e para garantir o convite solidário é necessário fazer a inscrição online, imprimir o comprovante e doar no mínimo dois litros de óleo.
  • Todas as doações serão encaminhadas à comissão ABCZ do Bem, que fará a distribuição para as entidades filantrópicas credenciadas na comissão.

Entretenimento

A ExpoGenética receberá o ‘Jazz na Cozinha’, atração itinerante recheada com gastronomia, música e artesanato. O evento acontecerá entre os dias 25 e 28 de agosto e contará com oito restaurantes que irão apresentar pratos produzidos com carne e leite de Zebu. A curadoria das atrações musicais e artísticas ficará por conta do Circuito Jazz Uberaba. Segundo os organizadores serão realizados 15 shows nos 4 dias de evento.

O evento contará com espaço de exposição e venda dos produtos feitos artesanalmente pelas integrantes da Associação de Mulheres Rurais de Uberaba (AMUR).

‘Mérito ABCZ’

Nesta edição, 17 personalidades e parceiros serão homenageados, destacando as relevantes contribuições para o desenvolvimento do setor. A solenidade está marcada para o dia 25 de agosto, a partir das 8h, no pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa.

Fonte https://expogenetica.com.br/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.