Trem turístico entre São Paulo e Minas Gerais será nova atração do sudeste

Uma das novas atrações a serem recebidas pela região sudeste é o trem turístico entre São Paulo e Minas Gerais, que terá um de seus trechos inaugurados ainda em 2022.

A atração, cuja finalização está prevista para o ano de 2024, é uma excelente opção para quem busca conhecer um pouco mais da região sudeste; além de viajar na história para os tempos imperiais.

Trem turístico entre São Paulo e Minas Gerais (imagem: Divulgação/ABPF)
Trem turístico entre São Paulo e Minas Gerais (imagem: Divulgação/ABPF)

Trem turístico entre São Paulo e Minas Gerais

O trem turístico entre São Paulo e Minas Gerais compreende, na verdade uma ferrovia inaugurada em 1884 por D. Pedro II ainda no final do século XIX, e terá como finalidade ligar as cidades de Cruzeiro, em São Paulo; e Passa Quatro, em Minas Gerais, em um roteiro de 34,5 km de extensão.

Também chamada de ferrovia Minas-Rio, a ferrovia começou o início do processo de revitalização ainda em 2019, e até hoje foram revitalizados um total de 4,5 km; sendo que os primeiros 6 km serão inaugurados ainda no ano de 2022, com previsão para o mês de dezembro. Esse trajeto parte da estação de Cruzeiro e vai até a Estação Rufino de Almeida, a qual está situada na zona rural do município.

Estação Ferroviária de Cruzeiro (imagem: Wikimedia Commons)

Vale ressaltar também que o trem turístico entre São Paulo e Minas Gerais é conhecido como Trem da Revolução de 1032, uma vez que o Túnel da Mantiqueira, com extensão de 1 km, foi palco de batalhas dessa revolução tão importante para a história do país, que visava pressionar o governo Vargas para a elaboração de uma nova constituição para o país.

A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) confirmou que o nome do trem será Trem Turístico da Revolução de 1932; e será mais uma opção de passeio de trem no estado de Minas Gerais.

E você, faria esse passeio? Aproveite para dar uma passadinha nas cidades e provar um pouco da culinária mineira, repleta de doce de leite, queijo e muitas outras delícias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.