Passa Quatro, cidade repleta de história na Serra da Mantiqueira

Passa Quatro é uma cidade situada ao sul do estado de Minas Gerais, na região do Circuito das Águas, a 51 km de São Lourenço e a 444 km de Belo Horizonte. Conhecida não somente por fazer parte do belo Circuito das Águas, que compreende cidades como São Lourenço e Caxambu, a cidade também faz parte de um dos mais importantes roteiros turísticos do estado, a Estrada Real; sendo uma das representantes do Caminho Velho.

Passa Quatro (foto: https://www.tambonline.com.br/event/meia-maratona-passa-quatro/)

Além de ser um destino ideal para os amantes da história, visto que possui em suas ruas de pedra diversas construções em estilo colonial, atrações culturais e naturais não faltam, uma vez que a cidade compõe o Circuito Terras Altas da Mantiqueira, cercada por natureza exuberante e belíssimas paisagens. Que tal conhecer um pouco mais sobre essa cidade e colocá-la em seu roteiro por Minas Gerais? Dê uma olhada!

O que fazer em Passa Quatro – MG?

  • Viajar ao passado nas ruas da cidade – andar pelo centro de Passa Quatro é uma verdadeira viagem ao passado, com suas casinhas coloridas em estilo colonial, em ruas de pedra que lembram a história do século XX. Além disso, bem no centro, está localizada a Igreja Matriz de São Sebastião, que foi construída em 1850 e é um charme à parte. Lembre-se também de que é uma cidade tipicamente mineira, ou seja: lojinhas de artesanato e de delícias, como doce de leite e um bom cafezinho estão sempre presentes!

    Trem da Serra da Mantiqueira (foto: https://www.tripadvisor.com.br/)
  • Visitar o Museu Nota 10 – um museu que realmente vale a pena conhecer é o museu Nota 10 e seu nome já diz isso. Em seu acervo, há diversos cenários históricos que foram construídos em miniatura, e que são minuciosamente explicados em uma visita guiada que dura pouco menos de uma hora. Além de ser uma visita gratuita, é uma aula de história muito interessante, sustentada por um projeto social. Não deixe de conhecer. Endereço: R. Dr. Saboia Lima, s/n – Centro.
  • Passear no Trem da Serra da Mantiqueira – um dos passeios mais procurados por quem vai a Passa Quatro, com certeza é percorrer os 20 km entre a cidade e a Estação Coronel Fulgêncio em meio a uma paisagem repleta de montanhas e de paisagens estonteantes. Ah, e nesse passeio, há violeiros nos vagões e paradas em lojinhas e no túnel que liga Minas Gerais e São Paulo. O Trem sai aos sábados, às 10 horas e às 14h30; e aos domingos às 10 horas; desse modo, é interessante reservar ou chegar mais cedo para garantir a vaga!

    Floresta Nacional de Passa Quatro (foto: https://empresasdovale.com.br/blog/floresta-nacional-de-passa-quatro/)
  • Conhecer a Floresta Nacional de Passa Quatro – se você é o tipo de viajante que gosta de ter um contato maior com a natureza, em Passa Quatro isso é plenamente possível. Isso porque a floresta, que faz parte da bela Mata Atlântica, que compreende a região, possui, além de áreas de piquenique e de leitura, cachoeiras, como a Iporã, para tomar rum delicioso banho; e locais para uma caminhada em meio à vegetação. Não deixe de conferir! Ela fica na Estrada do Taboão, e a entrada é gratuita.
  • Passar pelo Túnel da Mantiqueira – localizado na divisa entre Minas Gerais e São Paulo, o túnel conta com quase 1 km de extensão, e foi palco de um episódio de grande importância para a história: a Revolução de 1932, em que paulistas contrários a Vargas lutaram com os mineiros. Vale a pena conhecer o local, que é bem gelado em seu interior; então vá preparado!
  • Se aventurar pela Travessia da Serra Fina – esse passeio é para quem busca um pouco de emoção e de adrenalina em sua viagem pela Estrada Real; e também para quem tem disposição de percorrer 36 km de trilha. Isso mesmo! Essa trilha, que foi considerada uma das mais desafiadoras do país, leva o visitante a três picos, como o Pedra da Mina, que é o 4° mais alto do país. Vale a pena se aventurar por lá se tiver experiência em aventuras desse grau, e conhecer as belas paisagens que a Serra da Mantiqueira reserva a seus visitantes.

    Travessia Serra Fina (foto: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Travessia_Serra_Fina_-_panoramio_(40).jpg)
  • Tomar um bom banho de cachoeira – uma coisa que a cidade tem de sobra são belas cachoeiras. Desde as mais fáceis de serem acessadas, tais como a do Mato Dentro; até as mais complicadas, como a da Gomeira, há opções para os diferentes tipos de turistas que passam por lá. Em algumas, é possível até praticar esportes radicais, como o rapel, ao passo que outras são mais indicadas para banho. Escolha ao menos 2, e coloque em seu roteiro!

Pousadas em Passa Quatro

  • Pousada Pedra da Mina – Endereço: Av. Dona Anna da Mota Paes – Taboão
    Telefone: (35) 3371-2005 – Site
  • Pousada Maria Manhã – Av. Avelino Luiz Ribeiro, 3000 – Tronqueiras – Telefone: (35) 3371-3100 – Site
  • Pousada do Verde – Estrada da Selinha, 1400 – Tronqueiras
    Telefone: (35) 3371-3034 – Site
  • Pousada Eco da Montanha – R. Gal Barcelos, Nº59 – Centro
    Telefone: (35) 3371-1659 – Site
  • Pousada das Pedras – R. Cruzeiro, 715
    Telefone: (32) 98439-7446
  • Pousada Tia Ana – Estrada de Pinheirinhos, Nº 1515 – Bairro
    Telefone: (35) 3371-1110 – Site
  • Refúgio Serra Fina – Estrada Toca do Lobo, s/n – Zona Rural
    Telefone: (11) 2626-9571

    Cachoeiras Passa Quatro (foto: https://www.greentur.com.br/guia-de-destinos-detalhe/43/)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.