Complexo Arqueológico Serra das Paridas para os amantes da arte rupestre

Complexo Arqueológico Serra das Paridas ((foto http://www.guiachapadadiamantina.com.br)
Complexo Arqueológico Serra das Paridas ((foto http://www.guiachapadadiamantina.com.br)
5 (100%) 1 vote

O Complexo Arqueológico Serra das Paridas, situado na distrito de Tanquinho; pertencente à cidade de Lençóis, é uma bela atração para os amantes da arte rupestre.

Ele é formado por 18 sítios arqueológicos, que possui quatro áreas para visitação com várias pinturas rupestres; que representam pessoas, animais e figuras geométricas bastante curiosas, como o desenho que lembra um extraterrestre, considerado o mascote do local.

Serra das Paridas (foto http://www.guiachapadadiamantina.com.br)
Serra das Paridas (foto http://www.guiachapadadiamantina.com.br)

A origem do nome do complexo possui provavelmente duas versões; sendo uma que se refere à pintura de uma mulher grávida de cócoras; ou às vacas que costumavam parir no local; de acordo com os fazendeiros da região.

Para conhecer o complexo, é preciso estar acompanhado por um guia de turismo com certificado específico. O passeio poderá ser combinado com a Cachoeira do Mosquito; além de outros passeios, de meio período, pela bela região.

Atrações

O complexo possui representações diversas e abrangem desde figuras geométricas a cenas do cotidiano; como rituais, retrato de animais (zoomorfas), pessoas (antropomorfas) e plantas (fitomorfas).

O Complexo é ideal para quem curte a natureza, seus encantos e desafios, pois há uma trilha que dá acesso ao local; além de vegetação e caminhadas pelos sítios arqueológicos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.