Parque Estadual da Pedra Azul ES repleto de belezas naturais

Dicas de Hotéis em Domingos Martins ES (foto fonte Foto: http://www.domingosmartinsfacil.com.br/)
Dicas de Hotéis em Domingos Martins ES (foto fonte Foto: http://www.domingosmartinsfacil.com.br/)
Avalie esta postagem

Parque Estadual da Pedra Azul ES, situado no estado capixaba, é conhecido nacionalmente pelas lindas praias e pela boa culinária rica em peixes e outros frutos do mar, como a famosa moqueca capixaba.

Mas o estado apresenta inúmeros outros atrativos, atendendo aos mais variados gostos de seus visitantes.

Para quem gosta de curtir uma natureza e fazer trilhas, uma boa opção é o Parque Estadual da Pedra Azul, localizado no município de Domingos Martins, a aproximadamente 90 Km de Vitória, capital do estado.

Conheça o Parque Estadual da Pedra Azul ES

Quem dá nome ao Parque é uma bela formação rochosa, com 1822 m de altitude. Apesar do nome – Pedra Azul – a coloração do gigante rochoso varia ao longo do dia dependendo da inclinação dos raios solares sobre a cobertura de líquens,  organismos formados pela associação mutualística entre uma alga e um fungo.

Aderida à pedra azul encontra-se uma formação rochosa que se assemelha a um réptil e, por isso, denominada de Pedra do Lagarto.

O Parque Estadual da Pedra foi criado em 1961 e tem como objetivo a preservação da Mata Atlântica, hoje reduzida a cerca de 7% do que era à época do descobrimento.  A fauna é rica, constituída por muitas espécies de aves; macaco prego; sagui da serra; jaguatirica;  tatu; tamanduá de colete, dentre outras.

Flora do Parque

Quando o assunto é a flora, orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, canjeranas e inúmeras variedades de canela encontram-se presentes. Muitas delas são endêmicas, isto é, encontradas somente na região do Parque.

No entorno do Parque há várias propriedades com cultivo de café que, juntamente, com o turismo, são a principal fonte de renda da população.  Há, também, boas pousadas e restaurantes. O município de Domingos Martins é hoje um dos principais destinos de inverno do Espírito Santo.

Trilhas

O visitante poderá optar por uma trilha de nível fácil, com percurso de 1900 m (ida e volta). Essa trilha leva até à base da Pedra Azul. Pelo caminho, há dois mirantes para o visitante contemplar a beleza: o mirante da Pedra Azul e o do Forno Grande.  Para quem não está em condições para encarar essa trilha, há a opção da trilha do Cedro Sentado, bem mais curta (600 m).

Para os mais aventureiros,  há a Trilha das Piscinas Naturais, com percurso total de 2500 m. Aqui o visitante chega às piscinas naturais encravadas na rocha, entre a Pedra Azul e a Pedra das Flores (1909m de altitude).

Para chegar ao destino final, é preciso fazer uma pequena escalada (97 m) , a cerca de 45°de inclinação, com auxílio de uma corda.  Todas as trilhas partem do Centro de Apoio ao Visitante, distante 800 m (de caminhada) da entrada do Parque.

É importante lembrar de que todo passeio é acompanhado por guardas do parque e será necessário fazer agendamento com pelo menos 1 dia de antecedência.

Passeios próximos ao Parque Estadual da Pedra Azul

-Parque estadual do forno grande;

-Rota do Lagarto;

-Reserva Kautsky;

-Zoo Park da Montanha;

-Roteiro do Carmo;

-Gruta do Limoeiro.

Como chegar ao Parque Estadual da Pedra Azul

O acesso ao Parque Estadual da Pedra Azul é feito pela BR-262. No Km 89, encontra-se a casa do Turista e a saída do Parque – a Rota do Lagarto.  Prepare e máquina fotográfica!

Dicas de Hotéis em Domingos Martins ES

A cidade de Domingos Martins possui excelente infraestrutura hoteleira para seus visitantes aproveitarem de todas as atrações capixabas.

Parque Estadual da Pedra Azul ES (Foto: http://www.domingosmartinsfacil.com.br/)
Parque Estadual da Pedra Azul ES (Foto: http://www.domingosmartinsfacil.com.br/)
Parque Estadual da Pedra Azul ES (Foto: http://www.ppazul.com/pt-br/parque-estadual-da-pedra-azul)
Parque Estadual da Pedra Azul ES (Foto: http://www.ppazul.com/pt-br/parque-estadual-da-pedra-azul)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.