Parque Estadual de Itaúnas, ideal para os amantes da natureza e suas belezas

Parque Estadual de Itaúnas (foto https://iema.es.gov.br)
Parque Estadual de Itaúnas (foto https://iema.es.gov.br)
5 (100%) 1 vote

O Parque Estadual de Itaúnas está localizado no município de Conceição da Barra; próximo à Vila de Itaúnas, importante atração turística do estado capixaba.

O local e ideal para quem curte o ecoturismo, esportes de aventuras; além da observação dos animais silvestres.

Atrações do Parque de Itaúnas

O Parque apresenta ambientes como a mata de tabuleiro, que é um fragmento florestal em extinção no Espírito Santo, restinga, dunas, ambientes estuarinos de mangues, uma extensão expressiva do rio Itaúnas e a mais representativa região de alagados do Espírito Santo.

O local mantém em bom estado de conservação os variados habitats, aliado à grande diversidade de espécies vegetais. De acordo com informações do Parque, foram registradas mais de 414 diferentes espécies vegetais, 43 de mamíferos, 183 de aves, 32 de répteis, 29 de anfíbios e 101 de peixes.

Parque Estadual de Itaúnas (foto https://iema.es.gov.br)
Parque Estadual de Itaúnas (foto https://iema.es.gov.br)

O Parque abriga ainda 23 sítios arqueológicos, locais de concentração de vestígios de assentamentos humanos pré-históricos como pedras lascadas, cerâmica indígena e diversos artefatos da época da colonização.

Como chegar?

A partir da vila de Itaúnas, o visitante atravessa a ponte sobre o rio Itaúnas e chega a pé, a cavalo ou de bike à área do parque, que está a aproximadamente 1 km.

As melhor época para visitação é dezembro e fevereiro; pois  a base do Projeto Tamar realiza abertura de ninhos de tartarugas no final da tarde.

Centro de Visitantes

O Centro de Visitantes fica na vila de Itaúnas, junto com a sede do Projeto Tamar. Há Mostra objetos encontrados nos sítios arqueológicos do parque, do período pré-colonial e colonial. O parque também ministra oficinas de artesanato, forró, pintura. 3762-5196. Horário de funcionamento das 8h30/17h.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.