Parque Estadual do Jalapão indicado para os amantes de belezas da natureza

Parque Estadual do Jalapão (foto http://desviantes.com.br)

O Parque Estadual do Jalapão situado no estado do Tocantins; é uma atração repleta de belezas naturais para os amantes de aventura; e tem como portal de entrada a cidade de Ponte Alta do Tocantins. Os roteiros turísticos têm como ponto de partida a capital do estado, que é a cidade de Palmas.

Parque Estadual do Jalapão

Ponte Alta do Tocantins
Cachoeira da Fumaça Ponte Alta (Foto fonte: www.descubraobrasilturismo.blogspot.com.br)

Ele é afastado e de difícil acesso, mas apesar do isolamento, a região está entre as mais bonitas do país, graças à vida e ao colorido de sua bela natureza.

Atrações

No meio do cerrado surgem jardins de capim dourado; enquanto longínquas estradas de muita terra levam a verdadeiros oásis cercados por cachoeiras, poços de águas verde-esmeralda e dunas gigantescas.

Os visitantes poderão apreciar os principais atrativos, como a cachoeira da Velha, o Fervedouro, as Dunas e o Mirante da Serra do Espírito Santo, todos distantes entre si e próximos do município de Mateiros. Os pacotes turísticos incluem pernoites em acampamentos com direito a banho quente e refeições.

O visitante poderá apreciar ainda o pôr do sol do alto dos montes de areia alaranjada; mergulhar nas águas cristalinas das quedas d’água e das prainhas ou ainda curtir um rafting no Rio Novo.

A atração é propícia para os aventureiros amantes da natureza, pois não há contato com internet e nem acesso aos celulares.

Roteiro mais procurado

O roteiro mais procurado pelos visitantes para conhecer o Jalapão é o chamado “Volta ao Parque do Jalapão”; que possui duração aproximada de 4 dias e passa pelos principais atrativos do parque;  e atravessa as cidades de Ponte Alta, Mateiros, São Félix do Tocantins, com retorno para Palmas.

Parque Estadual do Jalapão (foto http://desviantes.com.br)
Parque Estadual do Jalapão (foto http://desviantes.com.br)

Tal roteiro poderá ser feito nos dois sentidos, com início em Ponte Alta ou em São Félix do Tocantins; com término sempre na capital Palmas.

Artesanato em capim dourado

Na região o artesanato é forte e confeccionado com o capim dourado, que é produzido na comunidade quilombola de Mumbuca.

As belas peças também são encontrados em um mercadinho de artesanato em Mateiros e nos acampamentos. O artesanato ganhou fama internacional e vários visitantes estrangeiros buscam as peças para levar para seus países de origem.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.