Palmas, a contemporânea e planejada capital do Tocantins

Palmas, a contemporânea e planejada capital do Tocantins (foto: https://gazetadocerrado.com.br/palmas-e-eleita-a-melhor-capital-da-regiao-norte-do-pais-para-se-viver/)

Palmas é a capital do estado do Tocantins, localizada a 291 km do Parque Estadual do Jalapão e a 809 km da capital federal, Brasília. Com pouco mais de 200 mil habitantes, a capital é a maior cidade do estado e é inteiramente planejada, com avenidas e ruas largas, além de ser uma cidade extremamente moderna. Por ser um município novo, que foi fundado em 1989, é extremamente voltada principalmente para o turismo de negócios, além de ser o portal para as diversas atrações naturais do estado.

Praça dos Girassóis (foto: https://turismo.to.gov.br/praca-dos-girassois/)

Todavia, além de ser uma cidade com opções de shoppings, bares e restaurantes, possui diversas atrações que valem a visita antes de partir para outros destinos do estado. Além de belas praças, Palmas possui diversas praias de águas doces que chamam a atenção dos visitantes. Confira um pouco mais sobre essa bela cidade e programe sua viagem!

O que fazer em Palmas – TO?

  • Praça dos Girassóis – para começas bem sua viagem à capital do Tocantins, que tal visitar a maior praça da América Latina? Pois é, a Praça dos Girassóis, além de ser a maior da América Latina, é a segunda maior praça pública do globo terrestre. Com um tamanho que por si só chama a atenção, é super bem sinalizada, com indicações dos nomes das plantas que nela se encontram, e é o local ideal para se fazer uma caminhada ou andar de bicicleta. Endereço: Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n – Plano Diretor Sul.
  • Palácio do Araguaia – localizado próximo à Praça dos Girassóis, esse palácio é a sede do governo estadual e é bastante imponente, sendo que seu interior possui diversas pinturas e obras que valem a visita. Além disso, nesse palácio está o centro geodésico do Brasil, ou seja, o ponto equidistante em relação a todas as regiões do país. Vale a pena conferir. Endereço: Praça dos Girassóis, 971 – Plano Diretor Sul.

    Feira do Bosque (foto: https://garfoemala.com.br/img_6255/)
  • Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana – também localizado na Praça dos Girassóis, a obra de arte é ideal para os amantes da história, pois representa a força do movimento que, em 1922, foi contrário ao poder das oligarquias brasileiras vigente na época.
  • Memorial Coluna Prestes – arquitetado por Oscar Niemeyer, o prédio funciona como um museu relacionado ao movimento que visava combater o poder vigente no século XX, e que rodou mais de 25 mil km no território nacional. Além de ser um prédio extremamente imponente, e contar com um grande acervo, está localizado em frente ao Monumento dos Dezoito do Forte de Copacabana, promovendo uma viagem na história. Endereço: Praça dos Girassóis, s/n – Plano Diretor Sul.
  • Parque Cesamar – uma das maiores áreas verdes da cidade, o Parque Cesamar é o local ideal para quem busca ter um maior contato com a natureza. Além de ter diversos bosques e quadras, possui trilhas ao redor do belo lago, espaço para caminhadas e ótimos espaços para fazer piqueniques. Vale a pena conhecer. Endereço: Área Verde 308 Sul, Av. NS 4, s/n – Plano Diretor Sul.
  • Palacinho – também conhecido como Museu Histórico do Tocantins, o espaço possui um acervo que permite ao visitante conhecer um pouco mais sobre a origem do estado. Endereço: Av. NS 10 Quadra 112 Norte lote 9, S/N Centro.
  • Feira do Bosque – característica de um domingo bem aproveitado em Palmas, a feira do Bosque ocorre aos domingos a partir das 17h e é o local ideal para quem gosta de levar lembrancinhas e de comprar belas peças de artesanato. Além disso, há barracas gastronômicas que servem o melhor da culinária do estado, com várias opções de tapiocas, acarajés e maniçobas. Vale a pena dar uma passada por lá. Endereço: Quadra 504 Sul Avenida Nossa Senhora 2, 28-302 – Plano Diretor Sul.

    Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana (foto: https://turismo.to.gov.br/)
  • Praias e Cachoeiras – embora Tocantins não seja banhado pelo Oceano Atlântico, existem praias por lá, e belas praias. Por estar localizada às margens do Rio Tocantins, Palmas abriga diversas praias com ótimas opções de bares, restaurantes e com belíssimas paisagens. Além disso, em Taquaruçu, distrito da capital, há belíssimas opções de ecoturismo, incluindo belíssimas quedas d’água e trilhas, mas isso é assunto para outro post.

Hotéis em Palmas

A cidade possui uma variada gama de hotéis, hostels e pousadas para atender aos seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.