Parque Nacional do Caparaó para quem curte a natureza e seus desafios

Parque Nacional do Caparaó
Parque Nacional do Caparaó

Parque Nacional do Caparaó, situado na Serra do Caparaó, foi criado em 1961, pelo decreto do Presidente Jânio da Silva Quadros.

Ele possui área de aproximadamente 33.000 ha; e finalidade de proteger os recursos naturais existentes e proporcionar atividades ecoturísticas a seus visitantes.

Na Serra do Caparaó encontra-se a cadeia de montanhas mais alta do Brasil, tendo como ponto culminante, o Pico da Bandeira, que possui 2.890 m, considerado o terceiro mais alto do País.

O nome Caparaó é de origem indígena e significa água que rolam das pedras, pois o local apresenta várias corredeiras.

Ele está situado na divisa de Minas Gerais com Espírito Santo, abrangendo, em sua maior área, parte da região sudoeste capixaba.

O que fazer no Parque Nacional do Caparaó?

-Realizar trilhas pela bela vegetação da Mata Atlântica, repleta de árvores e flores que chamam atenção pela beleza;

-Visitar a Tronqueira, a 1.970 m de altitude, que oferece uma maravilhosa vista do Vale do Caparaó, além do deslumbrante visual do pôr do sol. Possui infraestrutura para camping, vestiário e sanitário;

-Conhecer o Vale Encantado, que possui belíssimas cachoeiras e piscinas naturais, além de grande variedade de bromélias e orquídeas endêmicas do Parque Nacional;

Descansar no Terreirão, a 2.370m; que fica na metade do caminho ente a Tronqueira e o Pico (4,5 Km). Local de descanso para montanhistas que utilizam a Casa de Pedra como abrigo. Possui infraestrutura de camping rústico com sanitários, banho quente e lava-pratos;

-Tomar banho na belas cachoeiras do parque, ideal para quem curte um bom banho refrescante após longas trilhas e caminhadas.

-Subir o Pico da Bandeira e aproveitar da bela vista que a região possui.

O Parque oferece apoio técnico para escaladas ao Pico da Bandeira, passeios pela Mata Atlântica, cachoeiras e piscinas naturais, dentro e ao redor do Parque pelos:

-Jeep’s;

-Cavalos;

-Charretes;

-Animais de carga;

Para fazer contato com o Parque Nacional do Caparaó ligue no telefone 32 3747 2086.

Caminhar pelo Parque exige condicionamento físico e experiência, pois as trilhas possuem pedras que poderão machucar os visitantes. Ideal que a caminhada seja realizada em grupo, ou com guia devidamente credenciado.

Pico da Bandeira ES
Pico da Bandeira ES
Pico da Bandeira MG
Parque Nacional do Caparaó

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.