Pico da Bandeira ES, por cima das nuvens e para quem ama aventura

Pico da Bandeira ES
Pico da Bandeira ES
5 (100%) 1 vote

Pico da Bandeira ES, localizado no Parque Nacional do Caparaó; na divisa do estado de Minas Gerais com o Espírito Santo (o pico situa-se em terras capixabas); é um gigante de 2892 m de altitude, o que o coloca como o 3º ponto mais alto do Brasil.

Como chegar ao Pico da Bandeira ES?

O acesso ao pico pode ser feito tanto por Minas Gerais como pelo Espírito Santo; e a visita pode ser feita em qualquer dia da semana, inclusive domingos e feriados.

Para quem está no Espírito Santo, o acesso é pela portaria Pedra Menina, localizada a 27 Km da cidade de Dores do Rio Preto.

Pelo lado mineiro, o acesso é pela portaria de Alto Caparaó, uma cidadezinha rodeada por montanhas e cafezais no extremo leste de Minas.

A trilha que parte do ES é mais curta em relação à trilha do lado mineiro mas, consequentemente, mais íngreme. Por este motivo, a maioria dos visitantes prefere subir o pico pelo lado mineiro. E muitos fazem a travessia – sobem por Minas e descem pelo Espírito Santo – em um trajeto de 11,3 Km de trilhas.

Acampamentos Pico da Bandeira ES

Para quem sobe por Alto Caparaó (MG), há dois pontos para acampamento: a Tronqueira, e o Terreirão. Dá para ir até à Tronqueira mesmo em carros de passeio, mas com cuidado; pois, há algumas pontas de pedra que podem afetar o veículo.  Se preferir, o visitante pode utilizar o serviço de leva-e-busca à Tronqueira em Jipes ou Galloper, oferecido por várias pessoas em Alto Caparaó.

Na Tronqueira há área para acampar, banheiro e um mirante, de onde se tem uma bela vista das serras que margeiam o parque.

Para chegar ao Terreirão é necessário percorrer uma trilha com 3,7 Km de extensão e de dificuldade mediana para alta. Há bastantes obstáculos (pedras), o que dificulta o acesso. Pessoas com problemas no joelho ou tornozelo devem pensar antes de encarar a trilha.

Enquanto sobe pela trilha, o turista poderá apreciar as belezas das serras no entorno do Parque; além de apreciar um dos mais belos por do sol.

A mais ou menos 1.800 m da Tronqueira há um ponto em que o visitante pode descer por uma laje de pedra e tomar água puríssima e gelada em um córrego que acompanha a trilha.

No Terreirão há banheiros e local para acampar. Muitas pessoas fazem a pernoite no Terreirão e, ainda na madrugada, pegam a trilha para o pico para ver o sol nascer. Lindo!

Do Terreirão ao cume do Pico da Bandeira são mais 3,2 Km em uma trilha de nível de dificuldade bastante alto. Os 500 m finais são muito pesados, exigindo um esforço físico acentuado. É comum a ocorrência de dor de cabeça e tontura devido à dificuldade de respirar, uma vez que o ar já se encontra um pouco rarefeito. O visual que se tem lá de cima, em dias sem nebulosidade é encantador.

Pela trilha do Espírito Santo há duas áreas de acampamento: Macieira e Casa Queimada, com sanitários, lava-pratos, mesas e bancos. Na Macieira também há churrasqueira.

O que levar para subir o Pico da Bandeira?

Se você pretende subir o Pico da Bandeira, não deixe de levar lanche, água, protetor solar, chapéu ou boné, toalha de rosto. Use roupa leve, adequada para caminhada, mas não deixe de levar um agasalho(s). Se vai pernoitar, procure orientações antes; à noite, no inverno, a temperatura atinge valores negativos.

A atração é ideal para quem curte a natureza, seus encantos, desafios e está preparado fisicamente para uma atividade mais desgastante.

Pico da Bandeira MG
Pico da Bandeira- Vista da Tronqueira (MG)
Pico da Bandeira MG
Pico da Bandeira ES – Por do sol
Pico da Bandeira MG
Pico da Bandeira ES
Pico da Bandeira MG
Pico da Bandeira ES
Pico da Bandeira MG - vista da Tronqueira
Pico da Bandeira ES – vista do cume

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.