Conheça os belos parques da cidade paranaense de Morretes

Parques Morrestes (foto https://www.flickr.com/photos/zwaresz/6168221962)

Morretes está situada aos pés da Serra do Mar, a apenas 68 km de Curitiba, e  encanta por sua natureza preservada e seus belos parques, por seu clima agradável e por sua saborosa gastronomia.

Parques Morretes

Parque Estadual do Pau Oco

Criado em 1994, protege os remanescentes da Floresta Atlântica; cachoeiras como o Salto da Fortuna com 40 metros de queda, que forma em sua base uma grande piscina natural; o Caminho Colonial do Arraial, antiga ligação entre
o Litoral e Curitiba; além de uma antiga capela utilizada pelos faiscadores da época para pedir proteção nas expedições em meio a Serra do Mar.

Salto dos Macacos Morrestes (foto https://www.flickr.com/photos/zwaresz/6168221962)
Salto dos Macacos Morrestes (foto https://www.flickr.com/photos/zwaresz/6168221962)

Parque Estadual Pico do Marumbi

Criado em 1990, abriga o Pico Marumbi, também conhecido como Olimpo, com 1539 metros, que é o ponto preferido para a prática do montanhismo. No caminho entre a estação e o Pico Marumbi, situa-se a cascata dos  Marumbinistas, uma queda d’água quase vertical, com altura de aproximadamente 50 metros. O acesso é pela Estação do Marumbi, da Ferrovia Paranaguá – Curitiba ou pela Estrada das Prainhas partindo de Porto de Cima.

Parque Nacional do Guaricana

Este parque possui dezenas de cachoeiras, montanhas para escaladas e o tradicional Caminho do Arraial, que liga a capital paranaense ao Litoral desde o Período Colonial. Caminho do Arraial – sua abertura não tem data certa, pois não se têm documentos que a comprovem.

Parque Temático Hisgeopar

O parque conta a história do Paraná com reproduções minúsculas de atrações turísticas com maquetes em movimento, das Cataratas do Iguaçu, da Usina de Itaipu, e das principais construções das cidades paranaenses até o fim da Sete Quedas. As estruturas motorizadas que chegam a ser até 1500 vezes menores do que as originais, isso tudo faz parte do Acerto do Parque Temático Paraná Encantado Hisgeopar, que fica em Morretes.

Cascata dos Marumbinistas (foto https://www.bonde.com.br/)
Cascata dos Marumbinistas (foto https://www.bonde.com.br/)

Ekôa Park

O parque é aberto ao público para “day use” aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Nosso espaço oferece um contato privilegiado com a mata, práticas ecológicas, aventura, oficinas e outras atividades de lazer e entretenimento.

Parque Nacional Saint Hilaire / Lange

O Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange foi criado em 23 de maio de 2001 por meio da Lei nº 10.227, sendo a primeira Unidade de Conservação (UC) do país a ser criada pelo Poder Legislativo Federal.

Salto dos Macacos / Salto Redondo

O Rio dos Macacos serpenteia e cai de uma altura de 70 metros, sobre uma laje granítica, formando uma piscina natural. Em seguida, forma outro salto, o Redondo, com aproximadamente 40 metros de queda livre e 20 metros de largura. O acesso para admirar de perto a beleza cênica do conjunto, são dois, seja por ferrovia, desembarcando na Estação do Marumbi, ou via Porto de Cima pela Estrada das Prainhas.

Véu da Noiva

É uma cachoeira do rio Ipiranga com aproximadamente 70 metros, que pode ser apreciada da Estrada de Ferro, próxima à Estação Véu da Noiva.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.