Alegrete com sua tradição, cultura e belezas naturais

Alegrete (foto https://www.alegrete.rs.gov.br/)

Alegrete está situada no oeste do estado, a 491 km de distância da capital Porto Alegre, considerada o maior município do Rio Grande do Sul em área territorial.

A cidade é uma combinação ímpar de belezas naturais, historia e cultura, com grandes estâncias e o pampa, que  são a marca registrada da 3ª Capital Farroupilha.

Nela, vive o gaúcho tradicional com suas bombachas, botas, poncho, lenço no pescoço e chapéu, que comemora a tradicional Semana Farroupilha e o Desfile do Gaúcho, que conta com mais de oito mil “cavalarianos”, de todas as idades e classes sociais.

Alegrete (foto //www.alegrete.rs.gov.br/)
Alegrete (foto //www.alegrete.rs.gov.br/)

O que fazer?

Vale a pena visitar:

  • Museu de Arqueologia e Artes DR. José Pinto Bicca de Medeiros MAARA, com acervo de pintura, desenho, escultura, gravura e artes gráficas, fotografias e arqueologia. Ele abriga atividades de exposições individuais, coletivas, internacionais, itinerantes, mostras temporárias do acervo. Horário de Funcionamento, de Segunda a domingo das 9h às 17h.
  • Museu do Gaúcho e Memorial de Alegrete – Ícaro Ferreira da Costa conta com acervo de painéis, maquinaria, equipamentos, utensílios domésticos e de trabalho relativos a história do gaúcho e da cidade. Abriga atividades de exposições permanente e temporárias,  além da visitação. Horário de Funcionamento
    Segunda à Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h. Atende grupos e escolas mediante agendamento.
  • Museu História Natural de Alegrete – CEPAL, com acervo de história natural, com vegetais, animais, minerais, paleontologia e arqueologia. Abriga atividades de exposição permanente, visitas guiadas, reprodução pictórica de peças do acervo. Situado na rua Castro Alves, 1. Horário de Funcionamento de Segunda a sábado das 9h às 18h.
  • Ponte de Pedra, um dos cartões postais da cidade, chama atenção pelo formato das pedras. Situada no Cerro do Tigre, 2º Distrito.
  • Turismo Rural pelas grandes estâncias, que resgatam a história da cidade; além das belezas naturais, que encantam os visitantes.

Hotéis

Alegrete Pampa gaúcho (foto //br.pinterest.com/pin)
Alegrete Pampa gaúcho (foto //br.pinterest.com/pin)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.