Brotas, conhecida como a capital da aventura no estado de São Paulo

Brotas é um pequeno município do interior do estado de São Paulo, situado a 155 km de Campinas, e a 198 km de Poços de Caldas, em Minas Gerais. Tradicionalmente conhecida por ser a capital da aventura no interior paulista, a cidade, que conta com cerca de 25 mil habitantes é muito procurada pelos fãs do ecoturismo e do turismo de aventura. Isso porque, além de belíssimas cachoeiras, trilhas, e opções de esportes radicais; a cidade conta com o aconchego e o charme de uma cidade pequena do interior, que encanta os visitantes. E aí, bora conhecer?

Cachoeira Três Quedas (foto: https://fuja.com.br/listing/tirolesa-brotas-territorio-selvagem/)

Como chegar?

Para se chegar em Brotas, partindo da capital paulista, a melhor opção é através da Rodovia dos Bandeirantes, em um trajeto de cerca de 247 km. Já para quem parte do litoral norte, como a belíssima Ubatuba, a melhor opção se dá pela rodovia Dom Pedro I, em um percurso de 441 km. Por fim, quem vem do norte do estado, mais especificamente de Barretos, tem a opção de ir pela BR-364, em um trajeto de 259 km.

O que fazer em Brotas – SP?

  • Conhecer a Areia que Canta – uma das atrações mais conhecidas da cidade, ela se localiza a cerca de 15 km do centro, e visa levar o turista a conhecer a nascente que leva esse nome; e uma praia do Rio Tamanduá. Por lá, o visitante tem a oportunidade de conhecer o poço cristalino sobre grãos de quartzo, que devido à movimentação, recebem o nome de Areia que Canta. É uma atração imperdível.
Areia que Canta (foto: https://brotas.com.br/passeios/ecoturismo-e-natureza-em-brotas-sp/areia-que-canta/)
  • Se aventurar no Rafting – sem sombra de dúvidas, o esporte mais famoso da cidade é o rafting, cuja experiência é possível de ser realizada ao entrar em contato com diversas agências que existem por lá. Nessa modalidade, que varia conforme o grau de adrenalina, ou até mesmo conforme a idade, o visitante tem a oportunidade de conhecer o rio Jaceré-Pepira através de um bote sobre as corredeiras que se formam por lá. Além de rafting, dá pra descer de caiaque ou de boia também, a depender da segurança do local, e da avaliação dos instrutores.
  • Passear pelo centro de Brotas – o centro da cidade é uma excelente opção para quem busca um pouco mais de calmaria depois de um dia cheio de aventuras. Além de contar com construções antigas realmente charmosas, há ótimas opções de restaurantes e bares para aproveitar o melhor da gastronomia local, ou apreciar uma boa cerveja nas noites de lá.
  • Tomar um banho de cachoeira – se tem uma coisa que não falta na cidade, são cachoeiras. E não são cachoeiras comuns. São extremamente lindas, algumas sendo consideradas umas das mais altas do estado. Além de ser possível fazer uma boa trilha para conhecer cada uma delas, há algumas onde se pode fazer rapel; outras em que há formação de piscinas naturais; e outras que formam paisagens tão estonteantes que dá até pra perder o fôlego. Não deixe de visitar pelo menos duas delas em sua estadia por lá.
Cachoeira Cassorova (foto: https://www.cachoeiracassorova.com.br/)
  • Visitar o Parque dos Saltos – outra atração bem famosa na cidade, esse parque localiza-se no centro, e abriga uma das paisagens mais bonitas do município. Além de possuir diversas quedas d’água, cercadas pela vegetação da Mata Atlântica local; o parque abriga uma casa de máquinas que funcionava como uma usina hidrelétrica até os anos 1800; e também uma ponte dos desejos, que é um local bastante visitados pelos casais que se aventuram por lá. Vale a pena conhecer.
Parque dos Saltos (foto: https://www.recantodascachoeirasbrotas.com.br/brotas/)
  • Realizar um passeio de Tirolesa – além de conhecer Brotas pela terra, e pelas águas, também é possível conhecer a cidade através das alturas em passeios de tirolesa que acontecem por lá. Mas não são tirolesas simples não! Estamos falando das mais altas do país, chegando a 150 metros de altura; e alguns circuitos contam com aproximadamente 1,8 km de extensão. Essas tirolesas localizam-se em meio à natureza preservada do município, e para aproveitá-las, há a opção de fazer uma espécie de passaporte incluindo diversas outras atrações próximas, a depender da empresa de turismo contratada. Uma das mais conhecidas é o voo do Tarzan, a qual você irá descobrir que não recebe esse nome em vão. Não deixe de fora do seu roteiro!
Tirolesa em Brotas (foto: https://fuja.com.br/listing/tirolesa-brotas-territorio-selvagem/)
  • Conhecer o Recanto das Cachoeiras – se você busca aventura e um grande contato com a natureza, esse ponto não pode ficar de fora do seu passeio. Além de contar com diversas trilhas, e uma infraestrutura completa para atender os visitantes; o recanto, como o próprio nome sugere, abriga 2 belíssimas cachoeiras. Além disso, há a opção de realizar cavalgadas, rapel, arvorismo, e de conhecer um pouco mais da bela paisagem através de um mirante. Vale a pena visitar.
Parque Recanto das Cachoeiras (foto: https://www.recantoalvorada.com.br/brotas/)
  • Visitar a Casa da Cachaça – se você tem um pezinho na roça, e adora uma cachaça, acrescente esse local no seu roteiro também. Além de possuir um alambique artesanal, e contar com a preparação ao vivo de diversas iguarias, a casa possui diversas opções saborosas de cachaças, licores e geleias para que o visitante possa levar de lembrança para sua cidade. Não deixe de conhecer. Endereço: Avenida Padre Barnabé Girón, 221 – Centro. Horário de funcionamento: todos os dias, de 9h às 18h.

Hotéis em Brotas

A capital da aventura dispõe de boa infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.