Caiapônia, sinônimo de ecoturismo e aventura no interior de Goiás

Caiapônia é uma cidade goiana situada no sudoeste do estado, a 335 km da capital, Goiânia e a 475 km da charmosa cidade de Caldas Novas. Conhecida por ser um dos melhores destinos turísticos de Goiás, essa bela cidade é ideal para quem busca um pouco mais de adrenalina em suas viagens; ou para quem quer se desligar da correria das grandes cidades através de um maior contato com a natureza.

Isso se deve ao fato de que, por lá, o visitante tem a oportunidade de conhecer belíssimas cachoeiras, além de formações rochosas que formam verdadeiros monumentos esculpidos pela natureza. Além disso, embora seja uma típica cidade interiorana bem pacata, com aproximadamente 20 mil habitantes, opções de esportes radicais não faltam por lá; de modo que o viajante pode se aventurar por trilhas, rapel, mountain bike, e em diversas outras modalidades.

Ah, mas lembre-se: como grande parte das atrações da cidade ficam em ambientes naturais, é ideal que o visitante alugue um carro para se locomover pela região com maior facilidade. Confira a seguir alguns dos pontos de Caiapônia que não podem faltar no seu roteiro, e programe sua viagem!

Cachoeira da Abóbora (foto: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cachoeira_da_Ab%C3%B3bora.jpg)

Como chegar?

Para quem chega de avião em Goiânia, cidade em que há o aeroporto mais próximo, a melhor opção se dá pelas rodovias GO-060 e GO-221, em um trajeto de 335 km. Já para quem vem de outras cidades turísticas, como Goiás Velho, o melhor percurso é pela rodovia GO-221, ao longo de 286 km.

O que fazer em Caiapônia – GO?

  • Conhecer o Morro do Gigante Adormecido – considerado um dos principais cartões postais da cidade, esse enorme paredão rochoso, além de ser fonte de muito misticismo, é procurado pelos praticantes de esportes de aventura, como o rapel e algumas trilhas. Mas, caso você opte por não se aventurar subindo essa escultura natural, saiba que admirá-la do asfalto já compensa a viagem.
Morro do Gigante Adormecido (foto: https://aguaxterra.com.br/pegadas-no-cerrado/)
  • Se refrescar na Cachoeira Jalapa – uma das cachoeiras mais visitadas do estado, ela chama a atenção por sua beleza, e também pela tranquilidade do local. Ela se localiza a 16 km do centro, e além de diversas quedas d’água, abriga um poço de águas bem geladas, ideal para se refrescar no calor da região.
Cachoeira Jalapa (foto: https://mapio.net/pic/p-8212116/)
  • Praticar Cascading na Cachoeira da Samambaia – uma das mais bonitas cachoeiras locais, conta com 54 metros de altura, e é o local ideal para a prática do cascading, que consiste em descer nas cachoeiras utilizando equipamentos de montanhismo. Ela se localiza a cerca de 39 km do centro da cidade, mas vale a pena se aventurar por lá.
  • Visitar a Gruta da Água Santa – outro local repleto de natureza e formações naturais belíssimas, essa gruta, que se localiza a 30 km da cidade, além de chamar a atenção por sua beleza; abriga uma fonte de águas cristalinas, que são conhecidas popularmente por suas propriedades medicinais. Com uma trilha de cerca de 3 km, o visitante também pode conhecer a imagem de Nossa Senhora Aparecida que se encontra por lá, e é local de muito misticismo e muita oração.
  • Conhecer a Cachoeira do Lageado – outra cachoeira que vale a pena ser visitada, a cachoeira do Lageado não possui grandes quedas, mas é de tirar o fôlego. Situada a 50 km do centro, é um dos locais mais tranquilos, com poço ideal para um bom banho e para mergulho, além de possuir uma área gramada para realizar um piquenique, ou simplesmente contemplar a bela paisagem da região.
Cachoeira do Lageado (foto: https://www.pinterest.fr/amp/pin/349943833529442894/)
  • Passear pelas Cachoeiras de Santa Helena – com certeza, este é um dos locais mais bonitos para se conhecer Caiapônia. Embora estejam situadas a 78 km do centro, sendo boa parte do trajeto em estrada de chão, as Cachoeiras de Santa Helena possuem diversas quedas que desembocam em poços de águas cristalinas, formando um cenário realmente paradisíaco.

Além destas, há outras belas cachoeiras na região, que, caso o viajante tenha fique por mais tempo na cidade, também valem a visita. Lembre-se de levar protetor solar, repelente, e roupas confortáveis para aproveitar sua estadia em Caiapônia.

Cachoeiras de Santa Helena (foto: https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-road/caiaponia-goias-cachoeira-santa-helena-47097664)

Dicas de Hotéis em Caiapônia

  • Hotel Central – Av. do Comércio – St. Oeste
    Telefone: (64) 3663-1723
  • Hotel Caetano – Av. Araguaia, 311 – St. Centro
    Telefone: (64) 3663-2671
  • Hotel Palace Avenida & Caiapó Turismo – Av. Plínio Gayer, 378 – S – St. Nova Caiapônia
    Telefone: (64) 3663-3342

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.