São Miguel do Araguaia, cidade goiana que inspira natureza e dramaturgia

São Miguel do Araguaia é uma cidade goiana situada no noroeste do estado, a 476 km da capital, Goiânia e a 458 km de Palmas, no Tocantins. Conhecida principalmente pelas belezas naturais em decorrência da proximidade com o belíssimo rio Araguaia, a cidade também é uma das portas de acesso à Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo; e uma das cidades com maior potencial turístico de Goiás.

Se você pensa que Goiás não tem praia, pode ir tirando o cavalinho da chuva. Assim como outras cidades goianas, e também da região Norte, São Miguel do Araguaia possui belas praias de água doce; as quais são ideais não somente para se refrescar, mas também para admirar um fantástico por do Sol. Além disso, o viajante também pode se aventurar na pesca esportiva por lá, que é uma tradição comum entre os moradores de lá. Bora conhecer alguns dos principais pontos que não podem ficar de fora do seu roteiro?

São Miguel do Araguaia (foto: https://www.visiteobrasil.com.br/centro-oeste/goias/regiao-vale-do-araguaia/fotos/sao-miguel-do-araguaia)

Como chegar?

Para aqueles que partem de outras regiões, talvez a melhor opção seja pousar em Goiânia ou Palmas, visto que a distância de ambas até São Miguel do Araguaia é bem próxima. Desse modo, o ideal é alugar um veículo para poder ter maior mobilidade, e aproveitar melhor as atrações da cidade. Já para quem está em outras cidades turísticas do estado, como Aruanã, a melhor opção se dá pela rodovia Raul Caiado Fleury e GO-164, em um trajeto de aproximadamente 275 km.

O que fazer em São Miguel do Araguaia – GO?

  • Conhecer o Porto Luiz Alves – um dos locais mais conhecidos da cidade, o porto também é o local ideal para quem quer se aventurar um pouco pela pesca esportiva, principalmente de peixes de couro. Além disso, por lá, o visitante já tem a oportunidade de conhecer um pouco mais das belíssimas paisagens fluviais que existem na região.
Praia em Luiz Alves (foto: https://diariodegoias.com.br/estado-recomenda-a-nao-realizacao-da-temporada-do-araguaia-2020/)
  • Se refrescar nas praias do Rio Araguaia – se você pretende conhecer São Miguel, é importante saber que é uma cidade bem quentinha. Desse modo, nada melhor do que aproveitar um dos mais belos rios do Brasil, e tomar um bom banho, admirando um belíssimo por do Sol. Ah, mas vale ressaltar também que nessas praias, existem quiosques e uma boa infraestrutura para atender aos visitantes. Não deixe esse programa de fora do seu roteiro.
Praias São Miguel do Araguaia (foto: https://www.visiteobrasil.com.br/centro-oeste/goias/regiao-vale-do-araguaia/sao-miguel-do-araguaia)
  • Participar da Cavalgada Ecológica – conhecida como uma das tradições da cidade, essa cavalgada parte de São Miguel e vai até Luiz Alves, distrito da cidade onde foi filmada a novela Araguaia; e compreende tanto moradores locais, quanto fazendeiros e turistas. Caso tenha a oportunidade de participar, não deixe de conhecer.
  • Partir em direção à Ilha do Bananal – outro programa bastante popular por lá, é conhecer a Ilha do Bananal, considerada a maior ilha fluvial do mundo! Embora esteja localizada no estado do Tocantins, São Miguel do Araguaia é um dos locais de onde partem embarcações para conhecer esse paraíso ecológico, com uma vasta riqueza de fauna e flora típicas das regiões centro-oeste e norte. Vale a pena conhecer.
Ilha do Bananal (foto: https://www.iguiecologia.com/ilha-do-bananal-maior-ilha-fluvial/)

Dicas de hospedagem em São Miguel do Araguaia

  • Hotel Veredas do Araguaia – R. 5, 695 – Centro
    Telefone: (62) 3364-1782
  • Hotel dos Viajantes – R. 6, 185 – St. Centro
    Telefone: (62) 3364-1837
  • Hotel Executivo Palace – Av. José Pereira do Nascimento, Quadra 46 – St. Aeroporto
    Telefone: (62) 3364-1795
  • Pousada Luz do Araguaia – R. 12, 371 – St. Oeste
    Telefone: (62) 3364-1122
  • Hotel São Miguel – R. 5, N401 – St. Centro
    Telefone: (62) 3364-1863 – Site
Por do Sol Rio Araguaia (foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Araguaia)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.