Aruanã, bela cidade goiana às margens do Rio Araguaia

Aruanã é uma cidade do estado de Goiás, situada na divisa do estado com o Mato Grosso, às margens do belo e grandioso Rio Araguaia. Localizada a 315 km da capital, Goiânia, e a 312 km de Pirenópolis, a cidade é um dos principais polos turísticos do estado, e prova que a frase “Goiás não tem praia” só é dita por quem nunca passou por lá.

Além de contar com diversas e belíssimas praias de água doce, que são típicas da região Norte do Brasil, como em Manaus; Aruanã também é um dos melhores locais para a prática da pesca esportiva, visto que até o nome da cidade homenageia um grande peixe encontrado por lá; ou simplesmente para quem busca se desligar um pouco da rotina e aproveitar um local repleto de natureza e cultura. Confira a seguir algumas das principais atrações que você pode conferir enquanto estiver fazendo seu passeio por lá!

Aruanã (foto: https://pousadaaldeia.tur.br/cidade-de-aruana/)

Como chegar?

Para quem vem da capital goiana, são 315 km, que podem ser percorridos pelas rodovias GO-070 e Raul Caiado Fleury. Já para quem parte da capital federal, Brasília, são cerca de 481 km a serem percorridos através da rodovia GO-230. Desse modo, para quem vem de outras regiões brasileiras e opta por viajar de avião, o aeroporto mais próximo é o de Goiânia.

O que fazer em Aruanã – GO?

  • Conhecer a Aldeia Karajá – um dos locais mais ricos em termos de cultura, com certeza é esta aldeia. Localizada na região próxima à cidade, essa aldeia indígena mantém suas tradições, de modo que o visitante pode conhecer um pouco mais da língua mãe Yny ribè; além do artesanato local que foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil. Já na entrada da aldeia, é possível conhecer as famosas bonecas Ritxoko, que são símbolo de lá. Vale a pena visitar.
Aldeia Karajá (foto: http://povosindigenasdobrasil.blogspot.com/2014/12/os-karaja-etnia-de-aruana.html)
  • Fazer um passeio pelo rio Araguaia – ir a Aruanã e não fazer um passeio pelo rio é como ir a Manaus e não ver o famoso Encontro das Águas. Passando pela foz do Rio Vermelho e por diversas praias de água doce, os passeios de barco são uma excelente opção para quem busca conhecer um pouco melhor da região. Mas existe também a opção de passear em boias puxadas por motos aquáticas. Desse modo, o tipo de passeio e a duração são bem flexíveis, a gosto do cliente.
  • Tomar um banho de rio – já te contamos que aquela história de que em Goiás não tem praia não funciona em Aruanã. Isso porque, esse majestoso rio forma diversas praias convidativas para um banho no calor da região, como a Praia do Foguete e a Praia do Cavalo, que são ótimas opções tanto para mergulho, quanto para pesca. Vale ressaltar também que, assim como grandes outros rios da Bacia Amazônica, o rio Araguaia chama a atenção pela vasta ictiofauna existente em suas águas, que pode ser observada tanto nas praias, quanto nos passeios de barco.
Rio Araguaia (foto: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2019/07/13/rio-araguaia-encanta-desde-turistas-de-primeira-viagem-a-familias-que-vao-ha-decadas.ghtml)
  • Praticar a pesca esportiva – Aruanã também é uma das cidades goianas mais conhecidas pela prática da pesca esportiva, e se você tem vontade de experimentar, por lá existe essa oportunidade. Desse modo, em diversos passeios pelo rio Araguaia, os viajantes podem se aventurar na pesca, com algumas dicas dos moradores locais. Vale a pena tentar.

Dicas de Hotéis em Aruanã

  • Pousada Recanto do Araguaia – Av Altamiro Caio Pacheco, nº 270
    Telefone: (62) 99951-3434 – Site
  • Pousada Águas do Araguaia – Av. Altamiro Caio Pacheco Qd. 13, Lt. 04
    Telefone: (62) 3376-1996
  • Hotel Araguaia – Praça Couto Magalhães, 123 – Centro
    Telefone: (62) 3376-1251
  • Pousada Aquarius – Av. Mato Gross, 173-279 76710-000 – Área Central
    Telefone: (62) 3376-1121 – Site
  • Praia Doce Pousada – R. Sebastião do Rosário, 342 – qd.40 lt.04 – Centro
    Telefone: (62) 99632-2277
  • Pousada Estrada do Sol – R. Sebastião do Rosário, 40 – St. Ana Paula
    Telefone: (62) 3376-1338
  • Hotel Sesi – Av. Altamiro Caio Pacheco – Residencial João Rosato
    Telefone: (62) 3376-1221 – Site
  • Recanto Debono – Avenida São Félix Quadra A Lote B/ C – Setor Plano Expansão
    Telefone: (62) 99806-0705
  • Pousada Sândalo – Av. Kamaiuras – Marupiara
    Telefone: (62) 3376-1597
Aruanã (foto: https://classnews.com.br/2018/07/17/aruana-cidade-portal-do-rio-araguaia/)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.