Carrancas, a cidade das cachoeiras no sul de Minas Gerais

Carrancas é uma cidade mineira localizada ao sul do estado, e situada a aproximadamente 80 km de São João del-Rei e a 95 km da bela Caxambu. Conhecida nacionalmente por sua grande variedade de cachoeiras, uma vez que possui mais de 70 catalogadas, Carrancas é uma pequena cidade, com cerca de 3 mil habitantes, que tem como principais atrativos a paz e a tranquilidade do local. Por ser uma cidade pacata, permeada pela belíssima Mata Atlântica, Carrancas possui diversas atrações que remetem ao ecoturismo, ao turismo rural, e a esportes de aventura.

Carrancas
Carrancas, a cidade das cachoeiras no sul de Minas Gerais (foto: https://br.pinterest.com/pin/26247610305559046/)

O que fazer em Carrancas?

  • Cachoeira da Fumaça – conhecida por ser o cartão postal da cidade, fica localizada a 3 km do centro. Chama a atenção por seus 15 metros de quedas d’água que, ao caírem nas pedras, formam uma fumaça que dá o nome ao local. Há diversas piscinas naturais ao seu redor, que tornam a área ainda mais bela. Todavia, banhos, mergulhos, natação, prática de esportes radicais não são permitidos no local.
  • Cachoeira Véu de Noiva – pertencente ao Complexo da Fumaça, é uma das cachoeiras mais altas da cidade, com cerca de 40 metros de altura. Em seu topo, há a formação de piscinas naturais que permitem a contemplação da serra que permeia a cidade, além de um muro que, conta a história, foi construído pelos escravos da região. Vale a pena conferir.
  • Cachoeira da Serrinha – outra componente do Complexo da Fumaça, a Cachoeira da Serrinha fica a 7 km da cidade e para se chegar até ela, é necessário fazer uma pequena trilha. Embora a cachoeira seja pequena, é possível tomar um banho gostoso no local.
  • Cachoeira da Zilda – ideal para quem busca um pouco mais de aventura, a cachoeira que faz parte do complexo de mesmo nome, pode ser alcançada por meio de trilhas, com leves escaladas. Ao se chegar lá, o visitante é recompensado pela paisagem estonteante do local. Há uma praia de areias brancas com a formação de uma piscina ideal para banho. Vale o esforço.

    Complexo da Toca (foto: https://www.carrancas.com.br/cachoeiras/coracao.shtml)
  • Complexo da Vargem Grande – nesse complexo, há os Poços da Vargem Grande e o Poço da Esmeralda. Os primeiros são diversas corredeiras que formam lindas piscinas naturais. O acesso se dá por 9 km de estrada, partindo de Carrancas, seguidos de 30 minutos de caminhada. Já o poço da Esmeralda está bem embaixo da cachoeira de mesmo nome e é formado por águas límpidas e tranquilas, ideais para mergulho e banhos. Vale ressaltar que, por estar bem no Meio da Mata Atlântica, também é um ótimo local para se admirar a bela natureza local.
  • Complexo da Toca – um dos locais mais bonitos de Carrancas, o Complexo da Toca inclui o Escorregador da Toca, a Gruta da Toca e o Poço do Coração. É possível não somente tomar banho nesse belíssimo local, mas também fazer uma caminhada pelo interior da gruta, que também vem acompanhada de um banho.
  • Turismo Rural – por ser uma cidade pequena que faz parte do Caminho Novo da Estrada Real, a história das fazendas da região são uma atração à parte. Desse modo, o visitante pode fugir da rotina das grandes cidades, além de provar produtos artesanais produzidos na fazenda e ter um contato maior com a vida do campo.
  • Trilha dos Inconfidentes – um dos mais importantes circuitos turísticos do estado, a Trilha dos Inconfidentes remonta o trajeto dos bandeirantes e dos inconfidentes que contribuíram para a história de Minas Gerais. Nesse circuito, o turista tem a oportunidade de conhecer diversas cidades históricas da região, além da cultura local, da gastronomia e do belo artesanato mineiro. Vale ressaltar também que há diversos eventos nas cidades que fazem parte da Trilha, como a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia de Tiradentes.

    Cachoeira da Esmeralda (foto: https://br.pinterest.com/pin/412783122077267037/)
  • Igreja Nossa Senhora da Conceição – localizada no coração de Carrancas, a Igreja foi construída ainda no século XVIII; assim como grande parte das igrejas das cidades que fazem parte da Estrada Real, possui em seu interior diversas pinturas, inclusive em ouro, e uma arquitetura bastante imponente. Vale ressaltar que todo dia 8 de dezembro ocorre a Festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade.
  • Experimentar um pouco da Gastronomia – A cozinha mineira é muito famosa no país inteiro. Quando estiver realizando turismo pelo estado, não esqueça de degustas o bom e velho queijo mineiro, doce de leite, pão de queijo e a cachaça.

Hotéis em Carrancas

A cidade dispõe de boa infraestrutura hoteleira para atender a seus visitantes.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.