Dourados, bela cidade turística do Mato Grosso do Sul

Dourados é uma cidade sul-matogrossense, localizada a 226 km da capital Campo Grande, e a 494 km da cidade paranaense de Londrina. Conhecida por ser uma das cidades do estado com maiores influências turísticas, a cidade conta com diversas atrações para receber os visitantes que por lá passarem; seja através de atrações ao ar livre, ou atrações históricas que remontam ao passado e à colonização do município.

Com 225 mil habitantes, é considerada a segunda maior cidade do Mato Grosso do Sul, e um dos municípios que mais realizam eventos para atrair turistas, de modo a movimentar a economia local. Que tal conhecer um pouco mais dessa bela cidade?

Dourados (foto: https://douradosagora.com.br/noticias/cidades/dourados-tem-mais-de-218-mil-habitantes-sao-27-milhoes-em-ms)

O que fazer em Dourados – MS?

  • Conhecer o Cruzeiro e Museu da Colônia Agrícola Nacional de Dourados – por ser um município cuja colonização se deu em grande parte devido ao potencial agrícola de suas terras, há uma grande tendência a se preservar a memória dos trabalhadores rurais. Desse modo, o museu conta com um acervo vasto sobre a colônia agrícola da cidade, além de uma bela lojinha de artesanatos para comprar lembrancinhas. Não deixe de conhecer.
  • Passear pelo Parque dos Ipês – um dos pontos que mais permitem o contato com a natureza na cidade, o belo parque não recebe esse nome em vão. Os diversos pés de ipê que por lá existem enfeitam a área que é ideal para uma caminhada no fim de tarde, ou para passear com as crianças. Além disso, o parque conta com o Teatro Municipal, a Academia Douradense de Letras e outros pontos culturais de grande importância para o município. Endereço: Av. Pres. Vargas – Vila Tonani I.
Parque dos Ipês (foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Dourados_-_Parque_dos_Ip%C3%AAs.jpg)
  • Visitar o Monumento ao Colono – mias uma homenagem à colônia agrícola que contribuiu fortemente para o desenvolvimento da cidade a partir dos anos 50, o imponente monumento busca ressaltar a força do trabalhador rural, cujo trabalho culminou na grande importância econômica da cidade. É, sem dúvidas, um dos cartões postais da cidade. Endereço: Av. Marcelino Píres, 16610 – Jardim Clímax.
  • Conhecer o Parque Ambiental Primo Fioravanti – considerado um dos maiores parques ambientais do interior sul-matogrossense, é um local de intenso contato com a natureza e de descanso. Além de contar com pista de caminhada, playground, quadras de esporte e uma infraestrutura ideal para se passar o dia por lá, o visitante tem a oportunidade de conhecer algumas espécies nativas da região. Legal, né? Não deixe de conhecer.
  • Conhecer o Artesanato da Vila São Pedro – um dos melhores locais para se conhecer a arte do estado do Mato Grosso do Sul, o artesanato da Vila São Pedro encontra-se em diversos pontos da BR-163; e é ideal para quem busca levar um pouco da cultura do estado de volta pra casa.
Monumento ao Colono (foto: https://www.dourados.ms.gov.br/index.php/monumento-ao-colono/monumento-ao-colono-4/?print=print)
  • Visitar o Museu Histórico e Cultural de Dourados – inaugurado em 1977, o museu conta com um acervo de mais de 5 mil peças, que contam a história do município e da região, com a influência da produção agrícola para o desenvolvimento local. Vale ressaltar que a visitação ocorre somente até as 13h30. Endereço: Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, avenida Marcelino Pires.
  • Conhecer a Praça de Imigração Japonesa – Dourados é uma cidade que possui influências culturais diversas, incluindo referências da cultura indígena que habita a região, mas também referências internacionais. Desse modo, um meio de homenagear a imigração japonesa que ocorreu no Brasil há mais de cem anos, foi construída a praça da Imigração Japonesa bem no centro da cidade. O local conta com uma arquitetura típica, ideal para se fazer belos registros. Não deixe de fora do seu roteiro! Endereço: Rua Toshinobu Katayama, na esquina com Weimar Gonçalves Torres.
Praça da Imigração Japonesa (foto: https://www.progresso.com.br/noticias/toshinobu-katayama-ajudou-a-fundar-clube-niponico/236394/)
  • Passear pela Praça da República do Paraguai – por ser uma cidade que recebe muito imigrantes paraguaios, e por abrigar muitos descendentes de imigrantes que vieram anteriormente, a praça é uma forma de homenageá-los. É um outro local bem legal para descansar. Endereço: Rua Independência, Jardim Itália.

Além destas atrações, Dourados também é uma cidade fortemente influenciada pela religião católica, dispondo, assim, de belas igrejas e santuários abertos à visitação. Não deixe de conferir, e bom passeio!

Hotéis em Dourados – MS

A cidade dispõe de boa infraestrutura hoteleira para atender aos seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.