Engenheiro Paulo de Frontin, cidade que mistura os séculos XIX e XXI

Engenheiro Paulo de Frontin é uma cidade do Vale do Café fluminense, situada a cerca de 95 km da capital Rio de Janeiro por meio da BR-116. Seu nome busca homenagear o tal engenheiro pelo fato de ele ter sido o responsável por resolver o problema de abastecimento de água na capital, além de ter sido o responsável pela duplicação da linha férrea na região, a qual era utilizada para transporte da produção cafeeira.

Atualmente, a cidade atrai diversos visitantes não só por seu legado histórico, mas também pela exuberante natureza que circunda a região, uma vez que Engenheiro Paulo de Frontin é a cidade que abriga a maior reserva de Mata Atlântica do estado.

Engenheiro Paulo de Frontin (imagem: Reprodução/Portal Vale do Café)

O que fazer em Engenheiro Paulo de Frontin?

  • Estação Ferroviária de Paulo de Frontin – construída em estilo inglês, chama atenção justamente por sua arquitetura diferenciada. Atualmente, funciona como Centro Cultural e Secretaria de Cultura.
  • Túneis Grande e 12 BIS – o primeiro foi construído durante 7 anos pela Companhia Estrada de Ferro D. Pedro II, e ligava Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes. Já o segundo, foi construído com 2245 metros de extensão para ligar Engenheiro Paulo de Frontin a Barra do Piraí, e ambos encontram-se tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).
  • Igreja Nossa Senhora da Soledade – repleta de histórias que contam sua origem, recebe o nome da Padroeira da Cidade, e foi construída por volta de 1868. Localização: Praça Nossa Senhora da Soledade, s/n.
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição – construída em 1715, é considerada a mais antiga da região. Localiza-se em Sacra Família do Tinguá, distrito ideal para os amantes da natureza.

    Igreja de Nossa Senhora da Conceição (foto: Reprodução/Portal Vale do Café)
    Igreja de Nossa Senhora da Conceição (foto: Reprodução/Portal Vale do Café)

  • Pico do Lírio – 600 metros de altura delimitam esse belíssimo lugar de onde se pode ver a cidade inteira, além da Mata Atlântica que circunda a região. Vale lembrar ainda que é possível, nas noites de céu limpo, avistar o Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Vale a visita!
  • Lago Azul – repleto de vegetação ao seu redor, o lago possuía a tonalidade que dá nome a ele. Entretanto, atualmente tem adquirido uma coloração mais escura. Ideal para pescaria, porém não é recomendado para banho.
  • Castelo dos Riachos – construída no século XIX em estilo neoclássico, a obra possui torres, masmorras, salões de festa e jardins que encantam os visitantes e os levam em uma viagem pelos séculos passados.
  • Cachoeiras diversas – ideais para os amantes do ecoturismo, a cidade de Engenheiro de Paulo de Frontin também é conhecida por abrigas diversas quedas d’água, de diferentes alturas. Estas podem varias dos 5 metros de altura, até os 30 metros, e muitas delas formam piscinas naturais para aproveitamento consciente do turista.

Dicas de hotéis em Engenheiro Paulo de Frontin

A cidade dispõe de boa infraestrutura para atender seus visitantes.

  • Estância da Vida Hotel de Lazer – Estr. da Cachoeira, 1925 – Alto do Chá
    Telefone: (24) 2465-5769 – Site
  • Green Garden Pousada – RJ-127, 25568 – Pacheco
    Telefone: (24) 2465-2211 – Site
  • Hotel Fazenda Caluje – Estr. da Cachoeira, 960 – Alto do Chafre
    Telefone: (21) 2239-6748 – Site
Hotel Fazenda Caluje (imagem: Divulgação)

2 Comentários

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.