Engenheiro Paulo de Frontin, cidade que mistura os séculos XIX e XXI

Engenheiro Paulo de Frontin (fonte: //www.portalvaledocafe.com.br/engenheiro_paulo_de_frontin.asp)
5 (100%) 1 vote[s]

Engenheiro Paulo de Frontin é uma cidade do Vale do Café fluminense, situada a cerca de 95 km da capital Rio de Janeiro por meio da BR-116. Seu nome busca homenagear o tal engenheiro pelo fato de ele ter sido o responsável por resolver o problema de abastecimento de água na capital, além de ter sido o responsável pela duplicação da linha férrea na região, a qual era utilizada para transporte da produção cafeeira.
Atualmente, a cidade atrai diversos visitantes não só por seu legado histórico, mas também pela exuberante natureza que circunda a região, uma vez que Engenheiro Paulo de Frontin é a cidade que abriga a maior reserva de Mata Atlântica do estado.

Pico do Lírio (fonte: //www.portalvaledocafe.com.br/engenheiro_paulo_de_frontin.asp)

O que fazer em Engenheiro Paulo de Frontin?

Estação Ferroviária de Paulo de Frontin – construída em estilo inglês, chama atenção justamente por sua arquitetura diferenciada. Atualmente, funciona como Centro Cultural e Secretaria de Cultura.

Túneis Grande e 12 BIS – o primeiro foi construído durante 7 anos pela Companhia Estrada de Ferro D. Pedro II, e ligava Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes. Já o segundo, foi construído com 2245 metros de extensão para ligar Engenheiro Paulo de Frontin a Barra do Piraí, e ambos encontram-se tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

Igreja Nossa Senhora da Soledade – repleta de histórias que contam sua origem, recebe o nome da Padroeira da Cidade, e foi construída por volta de 1868. Localização: Praça Nossa Senhora da Soledade, s/n.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição – construída em 1715, é considerada a mais antiga da região. Localiza-se em Sacra Família do Tinguá, distrito ideal para os amantes da natureza.

Pico do Lírio – 600 metros de altura delimitam esse belíssimo lugar de onde se pode ver a cidade inteira, além da Mata Atlântica que circunda a região. Vale lembrar ainda que é possível, nas noites de céu limpo, avistar o Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Vale a visita!

Lago Azul – repleto de vegetação ao seu redor, o lago possuía a tonalidade que dá nome a ele. Entretanto, atualmente tem adquirido uma coloração mais escura. Ideal para pescaria, porém não é recomendado para banho.

Castelo dos Riachos – construída no século XIX em estilo neoclássico, a obra possui torres, masmorras, salões de festa e jardins que encantam os visitantes e os levam em uma viagem pelos séculos passados.

Cachoeiras diversas – ideais para os amantes do ecoturismo, a cidade de Engenheiro de Paulo de Frontin também é conhecida por abrigas diversas quedas d’água, de diferentes alturas. Estas podem varias dos 5 metros de altura, até os 30 metros, e muitas

Igreja de Nossa Senhora da Conceição (fonte: //www.portalvaledocafe.com.br/engenheiro_paulo_de_frontin.asp)

delas formam piscinas naturais para aproveitamento consciente do turista.

Dicas de hotéis em Engenheiro Paulo de Frontin

A cidade dispõe de boa infraestrutura para atender seus visitantes.

Estância da Vida Hotel de Lazer – Estr. da Cachoeira, 1925 – Alto do Chá
Telefone: (24) 2465-5769 – //estanciadavida.com.br/

Hotel Fazenda Caluje – Estr. da Cachoeira, 960 – Alto do Chafre
Telefone: (21) 2239-6748 – //www.hotelfazendacaluje.com.br/

Green Garden Pousada – RJ-127, 25568 – Pacheco
Telefone: (24) 2465-2211 – //greengardenpousada.com.br/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.