Piraí, cidade que traz o passado para a modernidade

Piraí é uma cidade do Vale do Café fluminense situada a cerca de 96 km do Rio de Janeiro, os quais podem ser percorridos pela BR-116 que corta o estado. O município, assim como os outros integrantes do Vale, desenvolveu-se em decorrência do plantio e comércio do café e, atualmente, é conhecida por seu forte viés cultural e gastronômico que encanta os turistas que por lá passam.

O que fazer em Piraí?

Praça Getúlio Vargas – também apelidada de Praça da Preguiça, o local é ideal para quem procura visualizar esse animal; é também palco de inúmeros eventos, tais como o Piraí Fest, evento que ocorre anualmente em outubro.

Avenida Beira Rio – local ideal para admirar diversas espécies de peixes e de aves que habitam a região.

Parque Natural Mata do Amador – assim como diz seu próprio nome, trata-se de um parque propício para contemplação da flora e da fauna de Piraí. Vale a visita.

Parque do Caiçara (fonte: https://www.portalvaledocafe.com.br/pirai.asp)

Ponte Mata do Amador – construída em arcos, é um dos locais mais visitados de Piraí. Leva este nome por dar acesso à exuberante Mata do Amador.

Casarão Histórico de Arrozal – construído por volta do ano de 1836, originalmente servia como local de comércio no andar inferior e de moradia no andar superior. Atualmente, é um local a ser visitado por permitir ao turista reviver os tempos áureos da produção cafeeira.

Casa de Cultura – construída em 1916 em estilo neoclássico tardio, conta atualmente com três galerias que abrigam exposições artísticas variadas e uma exposição fixa de “Vedete do Brasil – Virgínia Lane.” Localização: Rua Comendador Sá, 105.

Igreja Matriz de Sant’Ana – construída entre os anos de 1829 e 1841, chama a atenção pelas belíssimas pinturas de passagens bíblicas em seu interior, as quais foram feitas por Geraldo de Oliveira. Localização: Pio XII, s/nº – Centro.

Clube de Pesca – idealizado por apreciadores da pesca em 1966, atualmente é um local com infraestrutura ideal para recebimento de pescadores e de turistas. Vale ressaltar que a pesca e a caça em redes não são permitidas para que haja preservação do meio ambiente. Localização: Estrada RJ 139 / Km 85.

-Parque do Caiçara – é um local de Piraí ideal para prática de caminhadas, banhos na prainha formada pelo lago, a

lém de piqueniques, uma vez que conta com vasta área a céu aberto.

Reservatório de Ribeirão das Lajes – pertencente à empresa Light, o local é aberto ao público que queira ver um pouco o funcionamento de uma usina de geração de eletricidade. Localização: RJ-139, Km 45, Ribeirão das Lajes.

-Condomínio da Arte – local ideal para encontrar artesãos e suas obras, as quais remetem a símbolos da cidade de Piraí. É um ótimo ponto para comprar lembrancinhas da cidade. Localização: Avenida Guadalajara, 67 – Centro.

Lago do Kopp – propriedade do Hotel Fazenda Espelho d’Água, o local é ideal para banhos, lazer e para o transporte de pequenas embarcações.

-Cachoeira dos Três Saltos – a queda de dez metros de altura formada por três saltos propicia a formação de uma ducha natural de águas frias, mas bastante claras. Localização: Fazenda dos Três Saltos.

Casarão Histórico de Arrozal (fonte: https://www.portalvaledocafe.com.br/pirai.asp)

Dicas de hotéis em Piraí

A cidade dispõe de boa infraestrutura para hospedar seus visitantes.

Pousada Nascente do Pirahy – R. José Luís Barbosa, 51 – Quatro de Abril
Telefone: (24) 2431-0368 – http://www.pousadanascentepirahy.com.br/site/apousada.php

Hotel Pirahy – R. Barão de Piraí, 470 – Centro
Telefone: (24) 2431-1146 – https://www.hotelpirahy.com.br/

Casa do Manequinho Hotel e Restaurante – R. Barão de Piraí, 90 – Centro
Telefone: (24) 2431-9900 – http://www.casadomanequinho.com.br/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.