Povos descendentes de italianos e alemães se juntaram e construíram a bela Francisco Beltrão, que está localizada no interior do Paraná. A cidade, que se encontra em meio às florestas de araucárias, apresenta climas bem amenos durante o ano, sendo que em épocas mais frias já registrou temperaturas em torno de -5ºC.
Além disso, ela possui um setor de comércio e serviços bem desenvolvido, compondo quase 50% do PIB; oferecendo empregos à maior parte das quase 91 mil pessoas que vivem no munícipio segundo o último IBGE. Mas, muito além do setor comercial, Francisco Beltrão é também uma cidade conhecida por seus parques e praças, além de uma das exposições agropecuárias de grande importância no Brasil: a Expobel.

Como chegar?
Para quem prefere ir de carro, existem quatro principais estradas estaduais que dão acesso ao munícipio, sendo a PR-483 que vai em direção ao Paraguai; a PR-180 que corta o munícipio e parte para Vista Alegre ao norte e Marmeleiro ao sul; a PR-566 que segue para Itapejara D’Oeste e a PR-475 que conecta o munícipio a Verê.
Além disso a cidade se encontra a 177 km de Cascavel, que possui o aeroporto Aeroporto Municipal de Cascavel – SBCA, por onde é possível vir de aeronave e seguir em direção à Francisco Beltrão, seja por ônibus ou carros comuns.

O que fazer em Francisco Beltrão?
A cidade possui diversos roteiros ecológicos nos quais é possível ter contato com natureza, além de degustar vinhos e licores artesanais que carregam um pouco da tradição regional. Dê uma conferida em alguns pontos que não podem ficar de fora do seu roteiro por lá:
- Capela de Santa Catarina / Catedral de Pedra – Toda construída com pedras de 35 a 40kg trazidas do Rio Grande do Sul, a catedral é uma bela atração religiosa do munícipio; que atrai fiéis de diversas regiões brasileiras.

- Feira do Produtor Rural – Esta bela feirinha acontece às quartas-feiras e sábados na praça central, onde muitos agricultores vendem produtos fresquinhos da região.
- Morro do Calvário e do Cristo Redentor – um dos grandes atrativos turísticos religiosos, a grande imagem que se encontra sobre o Morro do Calvário recebe muitos visitantes; embora seja na semana santa que muitos peregrinos se deslocam até o local para professar a fé. Além disso, de lá é possível ter uma vista privilegiada da região.
- Museu da Colonização – Esta é uma bela construção em estilo rústico muito bem cuidada; que guarda dentro de si exemplares que contam um pouco da história e agricultura local. Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a história da região, é uma excelente opção.
- Parque da Boa Vista – Localizado no Bairro Industrial, é um lindo ponto para prática de atividades ao ar livre, uma vez que conta com uma pista de 500 metros onde se pode caminhar e passear de bicicleta. Além disso, é um ótimo ambiente para relaxar, com muita natureza no entorno.

- Parque Ambiental Jorge Backes ou Lagoa da Alvorada– Muito famoso entre os moradores, é um outro local ideal para relaxar, conversar com amigos e familiares; além de permitir a prática de atividades físicas como caminhada e ciclismo, possuindo uma via de 2 km em torno da lagoa.
- Parque de exposições Jayme Canet Jr.– Com uma estrutura impressionante, este é um dos mais belos parques sulistas para realização de eventos relacionados ao mundo agro, da indústria e do comércio. Ele é sede da Expobel, um dos maiores eventos do estado que movimenta muito a região.
- Praça Eduardo Virmond Suplicy – A praça está próximo ao calçadão central de Francisco Beltrão, e é considerada um dos primeiros pontos da cidade, que hoje é uma das regiões mais movimentadas da cidade.
- Torre da Concatedral Nossa Sra. da Glória– Este com certeza é o ponto turístico mais famoso da cidade, e também atração do Turismo Religioso. Ela tem 100 metros de altura, um elevador panorâmico e dois mirantes, de onde é possível se ter uma bela vista da região central. Além disso, foi instalado nela um relógio com iluminação em LED e um sino eletrônico com som inspirado no Palácio de Westminster. A estrutura está entre as mais altas torres de relógio do mundo.

Dicas de gastronomia
A comida do Sul é de dar áagua da boca, sendo muito famosa pelos churrascos e bebidas como vinhos e cachaças. Por isso, para aproveitar melhor sua estadia em Francisco Beltrão, segue abaixo algumas indicações de restaurantes na cidade:
Restaurante Maffessoni
Um ambiente muito limpo, que oferece uma variedade de pratos, carnes e bebidas, além de um ótimo atendimento.
Rua Ponta Grossa, número 1130-1162 – Presidente Kennedy. Telefone:(46) 3055-5839.
Churrascaria Pampeana
Para aqueles que curtem um boa carne, essa churrascaria é a dica. Além disso, lá tem de tudo: massas, salada, sushi, frutos do mar, além de diversas bebidas para degustação.
Avenida Antônio de Paiva Cantelmo, número 501 – Centro. Telefone: (46) 3523-2776.
Churrascaria Marabá
Com certeza, como já deu para perceber, churrasco está muito presente na região e esse restaurante é outra dica. Também com uma grande variedades de carnes, um ambiente amplo, e um cardápio de encher os olhos.
Rua Ponta Grossa, número 1913 – Centro. Telefone: (46) 3523-3840.

Hotéis
Deixaremos aqui algumas dicas de hospedagem:
Maestro Express Hotel
Rua Vereador Romeu Lauro Werlang, 913 – Centro. Telefone:(46) 3523-1554.
Hotel Província Flex Francisco Beltrão
Rua Vereador Romeu Lauro Werlang, 1616 – Centro. Telefone:(46) 3520-8900.
Cristal Palace Hotel
Rua Vereador Romeu Lauro Werlang, 1133 – Centro. Telefone:(46) 3524-2882.
Francisco Beltrão Palace Hotel
Rua Ponta Grossa, 2171 – Nossa Sra. Aparecida. Telefone:(46) 3055-4040.

Seja o primeiro a comentar