O que é Turismo Religioso e quais as principais cidades?

Uma das modalidades turísticas mais comuns dentre os brasileiros é, sem dúvidas, o Turismo Religioso; o qual cresce cada dia mais em razão de o Brasil ser um país extremamente diverso em termos de crenças e religiões. Contudo, muitas pessoas ainda não sabem muito bem do que se trata esse tipo de turismo, ou quais são as principais cidades em que se pode realizá-lo. Por isso, que tal conhecer um pouco mais sobre ele e sobre os melhores destinos?

Basílica (foto :http://correiodosul.com/brasil/sede-de-santuario-nacional-de-aparecida-tem-primeiro-caso-suspeito-de-febre-amarela/)

O que é Turismo Religioso?

Assim como seu próprio nome indica, o turismo religioso é aquele em que os viajantes se deslocam devido a motivos religiosos, como para conhecer determinados templos ou locais de importância sagrada; ou ainda para participar de festas de sua religião.

Desse modo, essa modalidade se trata de uma grande demonstração de fé, em que o turista participa de peregrinações, romarias, passeios em ruínas que já foram palco de grandes episódios relacionados a sua religião; além de ser uma viagem que permite bastante reflexão e muita emoção.

Círio de Narazé – Belém do Pará (Foto: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/55)

Quais são as principais cidades?

Dentre os principais destinos do turismo religioso, além de destinos internacionais muito conhecidos, como o Vaticano, ou o Santuário de Fátima em Portugal, ou ainda Jerusalém; diversas cidades brasileiras se destacam nessa modalidade. Dentre elas, podemos citar:

  • Belém do Pará, a cidade que abriga a famosa festa do Círio de Nazaré, e que atrai fiéis de todo o Brasil;
  • Aparecida, cidade paulista conhecida por abrigar o maior santuário mariano do mundo, que além de sua imponência, atrai visitantes de todo o mundo principalmente no dia de Nossa Senhora Aparecida;
  • Nova Trento, cidade catarinense que abriga o belíssimo Santuário de Santa Paulina, de onde partem peregrinações diversas na região sul;
  • Nova Jerusalém, município pernambucano conhecido principalmente pelo enorme espetáculo da Paixão de Cristo, que ocorre na sexta-feira da paixão, atraindo milhares de visitantes todos os anos;
  • Santuário Nossa Senhora da Piedade, situado na Serra da Piedade, em Minas Gerais. Além de ser uma bela construção arquitetônica, o local chama a atenção por estar situado em uma região de grandes altitudes em que se pode expressar a fé e refletir;
  • Trindade, cidade goiana conhecida como a “Capital da Fé”, na microrregião de Goiânia. Anualmente recebe milhares de romeiros que vão conhecer o Santuário do Divino Pai Eterno, e orar em agradecimento às bênçãos recebidas.
Santuário Nossa Senhora da Piedade (foto: https://www.minasgerais.com.br/pt/atracoes/caete/arquitetura/santuario-nossa-senhora-da-piedade)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.