Guarujá, a “pérola do Atlântico” no litoral de São Paulo

Guarujá é uma cidade paulista situada no litoral norte do estado, a aproximadamente 100 km da capital, e a 10 km da bela cidade de Santos. Conhecida também como “pérola do Atlântico”, a cidade conta com mais de 20 km de litoral, e um total de 27 praias; extremamente charmosas, de águas límpidas, e uma beleza ímpar; ideais para atender a todos os tipos de visitantes. Além disso, as atrações da cidade não se resumem somente ao período diurno; mas também às noites, que são regadas a bons restaurantes, bares, e diversas opções bem legais. Bora conhecer um pouco mais dessa bela cidade?

Guarujá (foto: https://www.oimenu.com.br/cardapio-digital-guaruja-sp)

Como chegar?

Para quem vem de locais mais afastados, uma boa opção se dá pelo transporte aéreo, haja vista que o aeroporto mais próximo é o de Congonhas; situado a cerca de 90 km de lá. Já para quem vem de outros pontos do litoral do estado, como Ilhabela, a melhor opção se dá pela BR-101, que margeia a costa do estado; e que também é um dos melhores caminhos para quem vem do litoral fluminense.

O que fazer em Guarujá – SP?

  • Conhecer as belas praias – só pelo apelido de “pérola do Atlântico”, já dá pra ter uma boa noção acerca da beleza das praias de Guarujá, não é mesmo? E ao longo dos mais de 20 km de extensão do litoral, o visitante tem a oportunidade de conhecer melhor desde praias mais desertas, até as praias mais badaladas; e em cada uma delas, pode desfrutar de belezas diferentes. Não vai deixar de conhecer no mínimo umas 5 praias quando for lá, né?
Praia da Enseada (foto: https://naturam.com.br/praia-da-enseada-guaruja/)
  • Visitar o Mirante do Morro da Caixa d’Água – ideal para quem busca uma vista panorâmica da região, o local, além de permitir uma vista privilegiada da enseada de Guarujá, é muito procurado pelos praticantes de parapente, que colorem o céu da região. Vale a pena subir até lá e tirar belíssimas fotos.
  • Passear pelo Aquário Acqua Mundo – uma das atrações mais visitadas da cidade, esse aquário não pode ficar de fora do seu roteiro. Por ser o maior aquário de água salgada da América do Sul, conta com mais de 8 mil animais expostos em 35 tanques de água. Desse modo, o visitante tem a oportunidade de conhecer diversas espécies de tubarões, raias, pinguins, tartarugas, dentre outros exemplares da fauna marinha. Vale ressaltar ainda que há outras atividades a serem realizadas por lá, como acampamento noturno, e interação com mergulhadores. Endereço: Av. Miguel Estefno, 2001 – Jardim Três Marias.
Acqua Mundo (foto: https://www.acquamundo.com.br/)
  • Fazer trilhas – além das belas praias, a cidade também oferece diversas trilhas para seus visitantes. Dentre estas, existem algumas opções que ligam praias, cujo trajeto o turista tem amplo contato com a natureza; outras levam a ruínas, ou a locais em que há prática de esportes radicais, como tirolesa e rapel; dentre outras. Vale ressaltar que há trilhas com diversos graus de dificuldade, que atendem desde os menos experientes, até os mais preparados.
  • Visitar a Fortaleza Santo Amaro da Barra Grande – construída no século XVI, a fortaleza, situada em frente ao belo mar do litoral da cidade, atualmente tornou-se um museu com cafeteria e uma lojinha de lembranças. Para visitá-la, há um trilha própria a ser feita, ou o turista pode chegar até lá através de alguma embarcação.  É uma atração que enche os olhos dos amantes da história e da arquitetura de época. Localiza-se entre a praia de Góes e de Santa Cruz dos Navegantes.
Fortaleza Santo Amaro da Barra Grande (foto: https://www.grandhotelguaruja.com.br/?p=monumentos)
  • Fazer um passeio de lancha ou escuna – ir a Guarujá e não passear de lancha ou de escuna por lá, não é visitar a cidade do jeito ideal. Isso porque, além de permitir ao visitante conhecer alguns dos diversos monumentos históricos que existem por lá; esses passeios desembarcam em algumas praias afastadas e incrivelmente belas do litoral paulista. Ah, e há desde passeios curtos, com duração de alguns minutos, até passeios mais longos, que duram em média 2 horas. Não deixe de fora do seu roteiro.
Passeio de Lancha (foto: https://descubraoguaruja.com.br/turismo-e-pontos-turisticos/barreto-aluguel-e-passeios-de-lancha-no-guaruja/)
  • Se arriscar em uma partida de Golfe – se você já quis ter a oportunidade jogar uma partida de golfe, sua chance está no Golf Club Guarujá. Considerado um dos mais belos percursos de golfe do país, permite aos visitantes a oportunidade de conhecer um pouco mais desse esporte, e até mesmo fazer uma aula experimental. O clube se localiza próximo à praia de Pernambuco, então não deixe de conhecê-lo e, quem sabe, se tornar um especialista no esporte.

Hotéis em Guarujá

A cidade possui boa infraestrutura hoteleira para atender aos seus visitantes.

Praias do Guarujá (foto: https://naturam.com.br/praias-do-guaruja/)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.