Ilhabela, um dos destinos mais procurados do litoral de São Paulo

Ilhabela é uma cidade arquipélago localizada no litoral norte do estado de São Paulo, a 166 km de Santos e a 84 da belíssima cidade de Ubatuba. Considerada um dos melhores destinos de verão do litoral paulista, Ilhabela chama a atenção dos visitantes não somente por suas praias deslumbrantes, mas também pela grande diversidade de atrações existentes na cidade; como excelentes trilhas; um centro histórico super charmoso; além de passeios incríveis que podem ser feitos tanto a dois, quanto em família. E aí? Bora conhecer um pouco desse paraíso?

Centro de Ilhabela (foto: https://www.ilhabela.com.br/pontos-turisticos/vila-centro-historico/)

Como chegar?

Por ser um arquipélago, uma dúvida bastante comum é sobre o melhor modo de se chegar a esse paraíso. Caso o turista opte por vir de avião, o aeroporto mais próximo é o de São José dos Campos. Há também a opção de ir de helicóptero; ou por meio de navios de cruzeiro que possuem Ilhabela como um ponto de parada.

Todavia, o meio mais comum é por meio de automóvel, uma vez que ao chegar em São Sebastião, há uma balsa que transporta tanto automóveis, quanto pedestres, e até mesmo veículos mais pesados. O tempo médio de viagem é de 20 minutos, e há horários de partida desde as 5h30 da manhã até as 23h30. Após esse horário, as balsas partem de 1 em 1 hora.

O que fazer em Ilhabela – SP?

Praia da Serraria (foto: https://www.ilhabela.com.br/praias/praia-da-serraria/)
  • Passear pelo Centro Histórico da Ilha – também conhecido como Vila, passear pelo centro histórico de Ilhabela deve estar incluído no seu roteiro. Além de contar com diversas construções de época bem charmosas, que tornam o local extremamente aconchegante, há deliciosos bares e restaurantes, ideais para se tomar um bom drink à noite; e também há diversas lojinhas de artesanato local. Por lá, o visitante pode conhecer também a Igreja  Nossa Senhora d’Ajuda e Bom Sucesso, erguida ainda no século VXII e outras atrações culturais. Não deixe de conferir!
  • Conhecer as belíssimas praias – se tem uma coisa que o visitante não pode deixar de fazer em Ilhabela é aproveitar para passear poro cada uma das praias a ilha. Cada uma delas tem uma singularidade; mas todas compartilham de águas transparentes, de um mar azul e de paisagens estonteantes que tiram o fôlego de qualquer turista. Em sua
    Praia do Jabaquara (foto: https://guia.melhoresdestinos.com.br/praia-do-jabaquara-229-6296-l.html)

    grande maioria, as praias são cercadas por uma natureza exuberante, típica da mata atlântica; mas há praias mais movimentadas, ideais para todos os gostos.

  • Se aventurar pelas trilhas da Ilha – as trilhas em meio à exuberante natureza que cerca Ilhabela também são uma ótima opção de passeio na Ilha. Isso porque a boa diversidade de trilhas possuem diversos graus de dificuldade, o que atende aos diferentes visitantes; e também levam a lugares lindíssimos. Há trilhas para piscinas naturais de águas cristalinas; outras que levam o turista a cachoeiras do Parque Estadual de Ilhabela; e outras que desembocam em praias de tirar o fôlego. Ah, vale lembrar também que, durante a caminhada, o turista pode admirar não somente a paisagem, mas também a fauna local, repleta de belos animais, como tucanos e o tiê-sangue. Não deixe de fora do seu roteiro!
  • Tomar um banho de cachoeira – diversas trilhas da ilha levam a cachoeiras em meio à natureza, que despertam a atenção dos visitantes; uma vez que formam paisagens cinematográficas. Um bom exemplo é
    Cachoeira da Toca (foto: https://blog.alemaobeachilhabela.com.br/passeio-pela-cachoeira-da-toca/)

    a Cachoeira da Toca, que tem uma queda d’água de aproximadamente 3 metros, e uma gruta por onde passa um rio sobre pedras, o que torna o local ainda mais charmoso, ideal para quem busca belas fotos. Há outras belas cachoeiras em Ilhabela, que fazem jus ao nome da ilha!

Além dessas atrações, Ilhabela reserva também diversos outros passeios, opções de mergulho em suas águas cristalinas, e outras atrações que fazem com que o visitante não tenha vontade de ir embora! Aprecie a natureza sem destruí-la, e aproveite o passeio!

Dicas de Hotéis em Ilhabela

A ilha possui boa infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.