Ipatinga, bela cidade do Vale do Aço de Minas Gerais

Rate this post

Ipatinga é uma cidade mineira localizada na região do Vale do Aço, a 120 km da cidade Drummondiana de Itabira, e a 237 km de Belo Horizonte. Conhecida popularmente por ser uma cidade predominantemente comercial, haja vista que seu desenvolvimento se deu através da instalação de uma siderúrgica por lá; atualmente Ipatinga vem se destacando por seu potencial turístico, que vem encantando muitos visitantes.

A cidade, que tem uma população média de 265 mil habitantes, também recebe o título de segundo maior polo cultural de Minas, perdendo o posto somente para BH. Mas não é somente pelo lado cultural que o município vem ganhando destaque no âmbito turístico: sua grande importância histórica, e a variedade de parques e atrações naturais que existem por lá também permitem que o visitante passe alguns dias por lá para conhecer melhor a região. Que tal conferir alguns pontos que não podem ficar de fora do seu roteiro?

Ipatinga (foto: https://www.oimenu.com.br/cardapio-digital-ipatinga-mg)

Como chegar?

Para quem parte da capital mineira em direção a Ipatinga, a melhor opção se dá através da BR-381 e BR-262, em um percurso de aproximadamente 237 km. Já para quem sai da Zona da Mata, como Juiz de Fora, o melhor trajeto se dá pela BR-116, ao longo de um trajeto de 429 km.

O que fazer em Ipatinga – MG?

  • Visitar o Parque de Ipanema – não é porque Minas não tem mar que não existe uma Ipanema por lá. Esse parque, que conta com um projeto de Burle Marx, abrange 1 milhão de quilômetros quadrados e é uma das maiores áreas verdes do país em perímetro urbano. Por lá, o visitante encontra ciclovias, áreas de caminhada, o Parque da Ciência, o Kartódromo e diversas outras atrações. Vale a pena conhecer. Endereço: Av. Roberto Burle Marx, s/n – Veneza.
Parque Ipanema (foto: http://www.diariopopularmg.com.br/ipatinga-adere-ao-programa-minas-consciente/)
  • Conhecer o Kartódromo – construído em homenagem a Emerson Fitipaldi, esse belo local já abrigou diversos campeonatos; e atualmente funciona como uma área ideal para se passar a tarde e relaxar com os amigos e família.
  • Passear pela Estação Memória – se você busca conhecer um pouco mais sobre a cultura e a história da cidade, deve visitar a Estação Memória. Além de contar com um acervo de diversas obras, revistas e documentos, há uma visita guiada ao local com explicações bem detalhadas a respeito de Ipatinga. Não deixe de conhecer. Endereço: R. Belo Horizonte, 272 – Centro.
  • Fazer uma viagem cultural pelo Centro Cultural Usiminas – inaugurado em 1998, ele se encontra integrado ao Shopping Vale do Aço. Lá, além de possibilitar ao visitante conhecer uma biblioteca, uma galeria de arte e até mesmo um teatro; encontra-se também a planta siderúrgica da Usiminas, que foi de grande importância para o desenvolvimento da cidade. Além disso, diversas atividades artísticas e culturais acontecem por lá em uma programação permanente que pode ser conferida no site do local. Não deixe de visitar. Endereço: Shopping Vale do Aço – Av. Pedro Linhares, 3.900A.
Centro Cultural Usiminas (foto: https://www.institutousiminas.com/noticias/instituto-cultural-usiminas-abre-pauta-dos-seus-espacos-culturais-em-ipatinga/)
  • Conhecer o Parque das Cachoeiras – esse clube particular de Ipatinga é o local ideal para quem busca um pouco mais de adrenalina e de aventura na viagem. Rodeado pela bela Mata Atlântica, o parque possui diversas quedas d’água, bosques, campos de futebol, área para churrasco e uma infraestrutura muito boa para passar o dia por lá. Vale a pena conferir. Endereço: Estrada do Ipaneminha, S/N.
  • Viajar pela Estrada do Ferro – caso o visitante nunca tenha tido a oportunidade de andar em um típico trem de ferro, essa é a oportunidade perfeita. Isso porque lá ainda existe uma locomotiva de 1937, com capacidade para 68 passageiros, e que realiza um passeio com trajeto total de 5 km. Vale a pena experimentar.

Dicas de Hotéis em Ipatinga

A cidade dispõe de boa infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Usiminas (foto: http://www.diariopopularmg.com.br/usiminas-registra-o-maior-ebitda-em-12-anos/)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.