Lavras, aconchegante cidade do interior de Minas Gerais

Lavras é uma das cidades do Campo das Vertentes, situada no estado de Minas Gerais a 93 km de São João del Rei e a 244 km da capital, Belo Horizonte. Conhecida por ser uma das cidades com os melhores índices educacionais do estado, Lavras é uma cidade universitária que conta com aproximadamente 105 mil habitantes.

Todavia, por lá, o visitante também encontra o clima aconchegante e acolhedor das cidades interioranas de Minas, e algumas atrações para aproveitar o friozinho do inverno de lá. Bora conhecer?

Lavras (foto: http://www.lavras24horas.com.br/portal/pesquisa-mostra-que-lavras-e-a-melhor-cidade-de-minas-para-se-envelhecer/)

Como chegar?

Para quem parte de Tiradentes, a melhor opção é percorrer os 104 km que separam as duas cidades por meio da BR-265, passando pelo rio das Mortes. Já para quem vem da capital, BH, o melhor trajeto é por meio da BR-381; que também é uma excelente opção para quem vem do sul do estado, como Monte Verde.

O que fazer em Lavras – MG?

  • Conhecer a UFLA – ir a Lavras e não conhecer a Universidade Federal de Lavras, não é conhecer a cidade. Além de extremamente arborizada, ela permite ao visitante conhecer um pouco mais a vida universitária, além de ser cartão postal para diversas fotos; principalmente no interior do departamento de Biologia e no setor da praça de alimentação. Vale a pena visitá-la.
  • Visitar o Museu Bi Moreira – localizado dentro da universidade, esse museu já chama a atenção por sua construção em estilo colonial, que agrada muitos visitantes. Em seu interior, há diversas salas de exposições bem legais, que valem a visita. Endereço: Campus Histórico da UFLA.
Museu Bi Moreira (foto: http://www.lavras24horas.com.br/)
  • Passear pelo Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito – se você busca um pouco mais de contato com a natureza, aliado a uma boa infraestrutura, esse é o local ideal. O parque conta com diversas trilhas, cachoeiras, restaurantes, opções de esportes radicais, e uma infinidade de atrações para todas as idades. Não deixe de fora do seu roteiro. Endereço: MG 354, Km 9 Zona Rural.
  • Conhecer a Ponte do Funil – um dos locais mais indicados para os que buscam passeios ao ar livre, o local é ideal para a prática de caminhadas, de esportes aquáticos como natação; ou simplesmente para apreciar a natureza local. Ah, e para quem gosta de tirar foto, não deixe de fazer seu registro por lá.
  • Se refrescar na Cachoeira dos Ipês – localizada entre Lavras e Itumirim, é muito procurada principalmente durante o verão; pois além da queda d’água, há piscinas naturais que tornam o local ideal para quem gosta de tomar um bom e refrescante banho de cachoeira.
  • Visitar as igrejas locais – como uma boa e típica cidade mineira de interior, igrejas não faltam por lá. E em cada uma delas, há algum detalhe que a torna extremamente bonita, e propícia à visitação. Dentre elas, estão a Matriz de Sant’Ana e a do Rosário, que valem a visita.
UFLA (imagem: Ângela Quinelato - www.passeios.org)
UFLA (imagem: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Dicas de hotéis em Lavras

  • Hotel Ouro Lavras – Rua Coronel, R. Cel. Francisco Antônio dos Santos, 232 – Vila Ester
    Telefone: (35) 3822-8300 – Site
  • Tropical Palace Hotel – R. Comendador José Esteves, 379 – Dos Ipês
    Telefone: (35) 3821-8868
  • Glória Hotel – Av. Juventino Dias Teixeira, 1479 – José Moura Amaral
    Telefone: (35) 3821-9634 – Site
  • Serema Palace Hotel – Praça Dr. Augusto Silva, 140 – Centro
    Telefone: (35) 3821-2386 – Site
  • Vitória Palace Hotel – Praça Dr. Augusto Silva, 158 – Centro
    Telefone: (35) 3829-9850 –Site
  • Hotel Líder – R. João Teodoro de Souza, 130 – Santa Efigênia
    Telefone: (35) 3409-2000
  • Lavras Apart Hotel – R. Misseno de Pádua, 151 – Centro
    Telefone: (35) 3821-4545 – Site
  • Mazza Hotel – R. Dr. Francisco Sales, 691 – Centro
    Telefone: (35) 3821-7366
  • Cama e Café Hotel – Rua Dr. João Lacerda 435 Centro – Retiro
    Telefone: (35) 3822-5789 – Site
  • Estrela Alpha Hostel e Centro Holístico – Av. Juventino Dias Teixeira, 138 – Jardim Glória
    Telefone: (35) 99896-7094
Cachoeiras Lavras (foto: https://viagemturismoaventura.blogspot.com/2018/05/lavras-minas-gerais-essa-e-regiao-dos.html)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.