Mendes, cidade que possui o quarto melhor clima do mundo

Mendes (fonte: //www.portalvaledocafe.com.br/mendes.asp)
5 (100%) 1 vote[s]

Mendes é uma cidade do Vale do Café que, originalmente, desenvolveu-se às margens de um riacho para pouso de tropas que percorriam o Caminho Novo. Assim como as outras cidades, teve seu crescimento subsidiado pelo cultivo de café, especiaria bem adaptada ao clima e às terras da região.
Atualmente, a cidade é classificada como a menor cidade do estado do Rio de Janeiro, e em 1950, recebeu da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) o título de cidade com o quarto melhor clima do mundo, o que é motivo de orgulho a seus moradores.

Mendes (fonte: //www.portalvaledocafe.com.br/mendes.asp)

O que fazer em Mendes?

-O quarto melhor clima do mundo – esse título faz da cidade um lugar ideal para quem busca fugir do ar poluído das grandes cidades, além de conferir ao município ares de tranquilidade.

Igreja Matriz de Santa Cruz – chama a atenção por seu estilo simples do lado externo, compensado por artefatos em seu interior que a tornam extremamente bela, como quadros representando a Via Sacra e vitrais que permitem a passagem de uma luz natural que ilumina a Igreja. Localização: Rua Alberto Torres, s/nº – Centro.

Estação Humberto Antunes – originalmente criada para atender a Fábrica de Papel Itacolomy em 1912, foi utilizada para transporte de cargas e de funcionários. Atualmente, recebeu essa denominação em homenagem ao engenheiro Humberto Antunes da Central do Brasil.

Estação Ferroviária Neri Ferreira – construída em 1911, tem sua sustentação feita em pinho de riga, o que a faz um dos cartões postais da cidade pela bela arquitetura.

Túnel 12 e 12BIS – são dois destaques da região por serem considerados os dois maiores túneis ferroviários do mundo, com 2233 metros e 2245 respectivamente. O primeiro foi construído por empresas inglesas e americanas a pedido de Dom Pedro II para transportar a produção cafeeira da região. Localização: Estação do Bairro Humberto Antunes.

Estação Humberto Antunes (fonte: //www.portalvaledocafe.com.br/mendes.asp)

-Ladeira João Vieira – destaca-se pela construção em blocos pé-de-moleque por escravos ainda no século XIX.

Prédio do SENAI – originalmente, foi lugar da Cervejaria Teutônia e do Frigorífico Anglo dos anos 1915 até os anos 70, o que permitiu a consolidação do prédio como um símbolo da cidade.

Ruínas do Hotel Santa Rita – antigamente, funcionava no local uma fazenda de café, que ao ser transformada em hotel, recebia inúmeros hóspedes que vinham para a cidade em busca de tratamento para enfermidades com a ajuda do clima local. Infelizmente, um incêndio acometeu o local, fazendo com que restassem somente as ruínas que dão nome ao local.

Casa do Barão de Santa Cruz – destaca-se por ser uma antiga fazenda que, por ter sido conservada, remete o visitante aos tempos áureos da produção cafeeira.

Jequitibá Milenar – localizado no sítio do Sr. Tavinho, precisa da permissão dele para ser visitado. Estima-se que tenha 23 metros de altura e cerca de 1300 anos de idade, os quais, segundo estudos, foram alcançados devido às condições extremamente favoráveis do clima da região em que se encontra. Vale ressaltar também a possibilidade da realização de uma caminhada em direção ao bairro Martins Costa para apreciar a cidade.

Mirante Boa Esperança – localizado a 4,5 km do centro da cidade, o mirante é o local ideal para apreciar a Mata Atlântica da região e sentir o frescor do clima de Mendes. Localização: Bairro Boa Esperança.

Prédio do Senai (fonte: //www.portalvaledocafe.com.br/mendes.asp)

Dicas de Hotéis em Mendes

A cidade dispõe de boa infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Hotel Madrid – R. Carlos Nielsen, 84 – Vila Wesley
Telefone: (24) 2465-2317

Pousada do Barão – R. Ermitas Gonzalez, nº 30.720
Telefone: (24) 2465-0004 – //www.pousadadobaraomendestur.com.br/

-Hotel Fazenda Boa Esperança – Estr. das Palmeiras, 1023 – Boa Esperança
Telefone: (24) 2465-2070 – //www.hotelboaesperanca.com.br/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.