Paty do Alferes, cidade que traz os tempos do café para a modernidade

Paty do Alferes (foto: //www.portalvaledocafe.com.br/paty_do_alferes.asp)
5 (100%) 1 vote

Paty do Alferes é uma cidade fluminense situada no Vale do Café a cerca de 126 km da capital Rio de Janeiro e a 382 km de Belo Horizonte. É uma cidade que começou a se desenvolver ainda no cultivo de Cana de Açúcar, mas cuja expansão e deu em função da existência de diversas fazendas especializadas na produção cafeeira. Atualmente, Paty do Alferes é o maior produtor de tomate do estado e o terceiro maior produtor do Brasil.

Acredita-se que seu nome venha da designação de alferes no setor militar brasileiro somado ao “pati”, vocabulário indígena referente a uma palmeira bastante comum na região do Caminho Novo.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (foto: //www.portalvaledocafe.com.br/paty_do_alferes.asp)

O que fazer em Paty do Alferes?

Aldeia de Arcozelo – antigamente chamada de Fazenda da Freguesia, foi o maior palco de fuga de escravos da região liderada por Manoel Congo. Atualmente, foi transformada em um centro cultural que abriga diversas realizações artísticas. Há salas de teatros, salas de eventos, bibliotecas e diversas atrações para os visitantes e aqueles que se apresentam no local. Localização: Av. Paschoal Carlos Magno, 450.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição – construída de 1840 a 1844, destaca-se pelo estilo colonial, além de possuir diversas imagens de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora da Conceição. Localização: Largo da Matriz – Centro.

Prédio da Câmara Municipal – edifício tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac); ideal para os amantes das artes, o prédio entra no roteiro turístico da cidade devido à presença de azulejos portugueses que chamam a atenção dos visitantes. Localização: Largo da Matriz.

Museu da Cachaça – busca trazer a história dessa tradicional bebida a seus visitantes por meio de explicações, rótulos antigos, documentos, barris… Além disso, é possível visualizar o processo de fabricação da aguardente, além de ser possível degustá-la. No acervo também há um documento expedido em 1865 em que se estabelece o valor de ração de cachaça para os praças do Exército e uma pintura do toque de corneta para distribuição da aguardente. O museu é aberto ao público, mas necessita de agendamento. Localização: Nova Mantiqueira, 227 – Mantiqueira. Telefone: (24) 2485-1475.

Queda d’água da Maravilha (foto: //www.portalvaledocafe.com.br/paty_do_alferes.asp)

Caminho do Imperador – é uma ligação entre Petrópolis e Paty do Alferes, o qual é cercado de Mata Atlântica e, na época, era percorrido a cavalo, principalmente por Dom Pedro II. Atualmente, é um ótimo lugar para os amantes do ecoturismo, uma vez que pode haver realização de trilhas, caminhadas, passeios ciclísticos, cavalgadas, entre outras atividades.

Queda d’água da Maravilha – ponto de parada para os praticantes do ecoturismo, ideal para apreciar a belíssima paisagem. Localização: Estrada da Boa Vista – a 6 km da Praça Pedro Chaim.

Cachoeira Boa Esperança – queda de 3 metros de altura que, ao final, forma uma bela piscina natural para proveito dos turistas. A liberação de banho deve ser concedida pela Fazenda Ecológica Colônia de Férias Vila Rica.

Dicas de Hotéis em Paty do Alferes

Pousada Sítio da Serra – R. Vinte e Três, 397 – Mantiqueira
Telefone: (21) 96467-187 – //pousadasitiodaserra.webnode.com.br/

Pousada Marinho Society – Av. Brasil, 3750 – Centro
Telefone: (24) 98123-6549 – //www.marinhosociety.com/

Arcozelo Palace Hotel – 1100 Rua Capitão Zenóbio – Centro

Museu da Cachaça (foto://www.portalvaledocafe.com.br/paty_do_alferes.asp)

Telefone: (21) 2253-5697 – //www.hotelarcozelo.com.br/

Pousada Vale do Araçá – R. Cap. Zenóbio da Costa, 671 – Centro
Telefone: (24) 2485-1086 – //www.valedoaraca.com.br/

Pousada a Roda – Telefone: (24) 2485-2131 – //pousadaroda.blogspot.com/

Pousada Casa Paty – R. Miguel Eid, 299 – Parque Barcelos
Telefone: (24) 2485-1813

Pousada Não me Deixes – Rua Vereador Caio Figueira de Vasconcelos nº 182 – Centro
Telefone: (24) 98802-7529 – //www.pousadanaomedeixes.com.br/

-Fazenda Mangalarga – Alameda Palmares, 711 – Palmares
Telefone: (21) 2253-5697 – //hotelfazendamangalarga.com.br/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.