Muriaé, passado e presente na zona da mata mineira

A cidade de Muriaé localiza-se na Zona da Mata Mineira, a aproximadamente 310 Km da capital mineira, Belo Horizonte.

Com mais de 110 mil habitantes, ela vem se tornando uma das principais cidades da região; com bom comércio, boas escolas (inclusive Faculdade) e um hospital voltado ao tratamento do câncer que é referência nacional – o Hospital do Câncer de Muriaé (Fundação Cristiano Varella).

Breve histórico da fundação da cidade

A região onde está localizada a cidade mineira era habitada por índios Puris. O contato com os brancos iniciou-se no fim do século XVIII. No início do século XIX, o francês Guido Thomás Marlière ergueu a Capela do Rosário.

Foi nesta época que começaram a chegar extratores de madeiras de lei e de plantas medicinais, principalmente a poaia (ipecacoanha). Em 1841 foi criado o Distrito de São Paulo do Muriahé, pertencente à atual cidade de Visconde do Rio Branco.

Em 1855 o Distrito foi elevado à condição de Vila e em 1865 a Vila foi elevada à condição de cidade (São Paulo do Muriahé). Somente em 1923, o nome do município passou a ser Muriaé.

Muriaé MG (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)

Muriaé hoje

Atualmente a cidade tem como principal atividade econômica o setor de comércio, com mais de 2.000 estabelecimentos comerciais.

A cidade é referência também quando o assunto é confecções, pois nela e várias cidadezinhas em seu entorno, possuem mais de 4.100 empresas de confecção, com produção mensal superior a 2 milhões de peças.

A área de saúde também merece destaque no município, principalmente na oncologia. O Hospital do Câncer de Muriaé é referência nacional no tratamento dos mais variados tipos da doença. Além do tratamento oferecido aos pacientes, ainda há opção de hospedagem e alimentação para os acompanhantes.

Em 2014 foi inaugurado, junto ao Hospital do Câncer, o Memorial da Fundação Cristiano Varella, que conta um pouco da história da instituição, além de um auditório com 280 lugares.

Turismo em Muriaé

A cidade não tem cunho turístico. Contudo, para quem vai a Muriaé, vale a pena curtir um fim de tarde na Praça João Pinheiro  com suas árvores de maçã de elefante (e onde há um coreto) ou na agradável Vila Eudóxia Canedo, bem no centro da cidade. A vilazinha é muito charmosa.

Também vale a pena fazer uma visita ao Morro do Cristo, de onde se tem uma vista privilegiada da cidade.

Muriaé
Muriaé MG (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)

Hotéis e Pousadas Muriaé

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.