Localizada no sul de Minas Gerais, pertinho da divisa com o estado de São Paulo, portanto, próxima de renomados destinos turísticos, seja pelas belezas naturais, seja pelas estâncias hidrominerais ou climáticas, está a pequena Borda da Mata, conhecida nacionalmente como a capital do Pijama.
Assim como outras pequenas cidades de Minas, trata-se de uma cidade pacata, mas conhecida por suas belezas naturais, aconchego e, claro, pela comida sensacional! Veja o que fazer por lá!
O que fazer em Borda da Mata?
Participar da Rota Religiosa – a cidade de Borda da Mata está inserida em três rotas de Peregrinação: Caminho da Fé, com destino a Aparecida/SP, Caminho da Prece, de Jacutinga/MG até Borda da Mata e Caminho de Nhá Chica, de Inconfidentes/MG a Baependi/MG.
Fazer um Roteiro de Aventura – Em Borda da Mata há trilhas, estradas e caminhos propícios para percorrer a pé, de bicicleta, de moto ou de carro off road, organizadas em roteiros para permitir a contemplação da natureza em terras bordamatenses. Três trilhas foram sinalizadas para dar início à Rota de Aventura: Pesqueiro/Cruzeiro
(21km), Volta do Darney (25km) e Pedra do Retiro (25km). Vai participar de qual delas??
Visita à Basílica Nossa Senhora do Carmo – A fé do povo mineiro é inquestionável e, em toda cidadezinha, uma bela igreja se destaca no cenário. Em Borda da Mata há uma Basílica, dedicada à Nossa Senhor do Carmo. Parada obrigatória para quem está na cidade.
Aproveitar a ótima gastronomia – Como não é novidade, Minas Gerais tem uma culinária excepcional. Assim, quem passa por Borda da Mata não pode deixar de visitar os cafés, bares, restaurantes, empórios, laticínios…enfim, visite qualquer cantinho que venda quitutes. Não se arrependerá!
Subir em um mirante e apreciar a linda paisagem do entorno da cidade: Para quem gosta de um turismo de aventura, não pode visitar a cidade e deixar de ir a algum mirante para apreciar o “mar de morros”, típico de Minas Gerais. Uma sugestão é subir o Morro do Cruzeiro, de onde se tem uma bela vista da região, do alto de seus cerca de 1000m de altitude.
Pelo caminho da Pedra do Retiro (circuito com 25 Km passando pelos limites de Borda da Mata com Congonhal e Senador José Bento), também se tem uma bela vista da região, uma vez que a altitude chega a ultrapassar os 1.100m. Isso sem contar que boa parte do trajeto ocorre em meio a fragmentos de Mata Atlântica, o que proporciona uma imersão à natureza.
Fazer compras: A cidade de Borda da Mata possui quase 200 empresas do setor têxtil, sendo o pijama o produto mais famoso. Já na chegada da cidade, o visitante se depara com lojas vendem pijamas, lingeries, tricô e confecções de roupa. E não pense que acabou! Borda da Mata também é moda casa, com cama, mesa, acessórios e decoração.
Na cidade também existem selarias, responsáveis pela charmosa moda country. Vale a pena também esticar um pouco a viagem até o distrito de Cervo, distante 18 Km da sede, onde se encontram as malharias.
Na antiga estação ferroviária da cidade também é possível comprar peças de artesanato. Certamente, encontrará bons produtos por um preço justo.
Como chegar em Borda da Mata?
A cidade de Borda da Mata está a apenas 28 Km de Pouso Alegre, importante polo comercial do sul de
Minas Gerais, e a cerca de 24 Km de Inconfidentes, outro interessante destino turístico da região. A
cidade é cortada pela MG-290.
O aeroporto com voos regulares mais próximos é o de Campinas (Viracopos), a cerca de 160 Km de
Borda da Mata. Para quem está na região de Belo Horizonte, o melhor acesso é pela BR-381 até Pouso Alegre.
Onde ficar em Borda da Mata?
- Pousada Bordão da Mata: Instagram: https://www.instagram.com/pousadabordao/
- Hotel Village. Site: https://hotelvillagemg.com.br/
- Hotel Virgínia. Avenida Wilson Megale, 789 – Centro. Telefone: (35) 99763-5657
- Hotel San Diego. R. Eduardo Amaral, 395. Telefone: (35) 3445-2087
- Pousada Nossa Senhora de Fátima. Rua Oswaldo Barbosa Dias, 43 – Telefone: (35)3445-2853