Um dos estados mais queridos do país (mesmo sem ter um litoral para refrescar), é o estado de Minas Gerais; famoso por suas cidades históricas, sua gastronomia, sua população hospitaleira e paisagens naturais de tirar o fôlego (literalmente).
Embora seja um estado muito importante na história do país, por ter sido sede de grandes eventos na colônia, no império, e em outras épocas; Minas Gerais também tem algumas peculiaridades que você, turista, deve estar preparado para saber quando quiser ir por lá.
Por isso, confira a seguir 7 curiosidades sobre Minas Gerais que você nem sonhava em conhecer.

7 Curiosidades sobre Minas Gerais
1) “UAI” tem origem na inconfidência mineira, e sempre significa alguma coisa
A primeira curiosidade sobre Minas Gerais não podia ser outra, a não ser falar sobre o termo “uai”, que faz parte do mineirês, e a dica é que mesmo quando “uai” está numa frase que não pareça ter sentido algum, ele sempre vai ter sentido. E essas três letrinhas são o significado de “União, Amor e Independência”, que funcionava como um código para que os inconfidentes se identificassem na Inconfidência Mineira, sem alarmar os portugueses.
2) Existe até o “Dia da Gastronomia Mineira”
Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar que a comida mineira é um “trem de doido”, ou um “trem bão demais da conta”. E não é exagero. E a prova disso, é que dia 5 de julho é comemorado o Dia da Gastronomia Mineira; em que se comemoram algumas das delícias mineiras, como o queijo, o doce de leite, a rapadura… e por aí vai.

3) A menor basílica do mundo fica em Minas Gerais
Basílica, por definição, é um local que tem estrutura para receber não somente padres e bispos, mas também o Papa; como é o caso da Basílica de Aparecida, em São Paulo, uma construção linda que chama a atenção por sua imponência. Mas você sabia que a menor do mundo fica em Minas?
Pois é! A Basílica de Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, é um encanto, com paisagens privilegiadas, pertinho de BH, e que é procurada por fiéis de todo o mundo.

4) O maior museu de arte a céu aberto é mineiro
Muito provavelmente você já ouviu falar do Inhotim, um museu a céu aberto de arte contemporânea situado em Brumadinho, com exposições encantadoras, em um espaço de 140 hectares de área. Bem grande, né? E vale cada segundo de experiência!
5) A bandeira mineira foi proposta por Tiradentes
Mais uma contribuição de Tiradentes para a história do estado é a figura da bandeira, visto que seu triângulo vermelho remete à Santíssima Trindade, e foi sugerido por esse famoso inconfidente. Já a frase, que foi proposta por um colega dele, Alvarenga Peixoto, significa “liberade ainda que tardia”, como uma forma de protesto à coroa portuguesa.

6) Trem é a base de tudo (e não como meio de transporte)
É importante ressaltar também que “trem” é a chave para se conversar com alguém de Minas; uma vez que tudo é “trem”. Então, caso seja sua primeira vez no estado, não se assuste, e apenas concorde caso alguém te diga que precisa de “pegar um trem para embarcar no trem”.
7) Um dos maiores picos do Brasil fica em Minas
O Pico da Bandeira, o 3º maior pico do país em altitude se situa na divisa entre Minas e Espírito Santo, com acesso pelo lado mineiro através do município de Alto Caparaó. Por isso, se história não for muito a sua praia, saiba que o turismo de aventura também te espera por lá.

Seja o primeiro a comentar