Pinheirinho do Vale é uma cidade gaúcha com diversos atrativos naturais

Pinheirinho do Vale (foto https://www.pinheirinhodovale.rs.gov.br/)

Pinheirinho do Vale, cidade gaúcha situada no extremo norte do estado, teve seu nome por causa de um único pé de pinheiro araucária, que servia de guia para a travessia do Rio Uruguai. Ela está a mais de 400 km da capital Porto Alegre; e a 46 km distante de Frederico Westphalen.

A pequena cidade chama atenção pela hospitalidade de seus moradores, seus atrativos, sua gastronomia diversificada; além dos eventos tradicionais, as casas de veraneio as margens do Rio Uruguai, que proporcionam descanso e lazer num lugar de exuberante beleza natural.

Pinheirinho do Vale (foto https://www.pinheirinhodovale.rs.gov.br/)
Pinheirinho do Vale (foto https://www.pinheirinhodovale.rs.gov.br/)

O que fazer?

  • A cidade destaca-se pelas belas paisagens, rios, vales e montes; além das  belezas do rio Uruguai;
  • Ilha Pedra da Fortaleza e ilhas que abrigam garças e biguás, com trilha ecológica de 850 m, partindo do porto da barca, margeando o Rio Pardo até o monumento do Tenente Mário Portela Fagundes.
  • Sítio da Batalha, local tombado, pois nele aconteceu a morte do Tenente Mário Portela Fagundes e seus comandados da retaguarda da Coluna Prestes, fato ocorrido em 24 de janeiro de 1925. O sítio integra o Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul; e nele acontecem programações de Cavalgadas locais, regionais e interestaduais junto ao monumento do Tenente Portela.

Hotéis

  • Pousada Encantos do Vale, Rua Duque de Caxias, 852 – Centro – Telefone 55 55 3792-1138.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.