Pinheirinho do Vale é uma cidade gaúcha com diversos atrativos naturais

Pinheirinho do Vale, cidade gaúcha situada no extremo norte do estado, teve seu nome por causa de um único pé de pinheiro araucária, que servia de guia para a travessia do Rio Uruguai. Ela está a mais de 400 km da capital Porto Alegre; e a 46 km distante de Frederico Westphalen.

A pequena cidade chama atenção pela hospitalidade de seus moradores, seus atrativos, sua gastronomia diversificada; além dos eventos tradicionais, as casas de veraneio as margens do Rio Uruguai, que proporcionam descanso e lazer num lugar de exuberante beleza natural.

Pinheirinho do Vale (foto https://www.pinheirinhodovale.rs.gov.br/)
Pinheirinho do Vale (foto https://www.pinheirinhodovale.rs.gov.br/)

O que fazer?

  • A cidade destaca-se pelas belas paisagens, rios, vales e montes; além das  belezas do rio Uruguai;
  • Ilha Pedra da Fortaleza e ilhas que abrigam garças e biguás, com trilha ecológica de 850 m, partindo do porto da barca, margeando o Rio Pardo até o monumento do Tenente Mário Portela Fagundes.
  • Sítio da Batalha, local tombado, pois nele aconteceu a morte do Tenente Mário Portela Fagundes e seus comandados da retaguarda da Coluna Prestes, fato ocorrido em 24 de janeiro de 1925. O sítio integra o Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul; e nele acontecem programações de Cavalgadas locais, regionais e interestaduais junto ao monumento do Tenente Portela.

Hotéis

  • Pousada Encantos do Vale, Rua Duque de Caxias, 852 – Centro – Telefone 55 55 3792-1138.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.